Publicado: 11.08.2023

Beatriz Oliveira, finalista da Licenciatura em Audiovisual e Multimédia, concebeu a capa da edição de maio/junho da revista T&G, no âmbito da unidade curricular de Produção Gráfica.

No ano letivo 2022/23, os estudantes finalistas do curso de licenciatura em Audiovisual e Multimédia (AM) desenvolveram propostas para a capa da revista bimestral T&G, referente aos meses de maio e junho, a qual tinha como tema a Sustentabilidade na Indústria Gráfica. O desafio foi lançado pela Prof.ª Susana Araújo, na unidade curricular opcional de Produção Gráfica, ao abrigo de um protocolo de cooperação celebrado entre a ESCS e a APIGRAF (Associação Portuguesa das Indústrias Gráficas e Transformadoras do Papel).

T&G
A capa e a contracapa da revista T&G de maio/junho.

De entre as propostas apresentadas, a da estudante Beatriz Oliveira destacou-se e encontra-se, agora, nas bancas. A escsiana explica o conceito do seu trabalho e o que sente ao vê-lo reconhecido:

“Decidi realizar uma ilustração digital, focada no uso de papéis provenientes de florestas sustentáveis e no uso de tintas para impressão não tóxicas, de modo a representar o tema com leveza e criatividade, por meio de equilíbrio entre a indústria gráfica e a natureza. O seu grafismo conta uma história, em que todos os seus elementos têm um motivo e significado. Podemos observar uma menina, um menino, livros, esquilos, um peixe e pássaros, todos eles com a sua relação entre a natureza e a indústria gráfica e transformadora do papel.
A sensação que tenho ao ver o meu trabalho publicado na revista T&G é de realização e felicidade, pois demonstra o resultado do esforço, trabalho e aprendizagens que obtive ao longo de todo o meu processo académico. Foi um privilégio ter tido a oportunidade de trabalhar com a APIGRAF na realização desta edição da revista.”

T&G
A ilustração da escsiana foi, ainda, incluída num artigo da revista.

Fotografias gentilmente cedidas por Beatriz Oliveira