Publicado: 19.04.2013
Quatro alunos da ESCS estão a colaborar com a Associação 25 de Abril na elaboração e execução de um plano de comunicação. Este plano visa assinalar a comemoração do 39.º aniversário da Revolução dos Cravos, incidindo maioritariamente nas relações com os media.
João Canhoto, Sara Santos, Telmo Esteves e Teresa Braga, alunos do 3.º ano de Relações Públicas e Comunicação Empresarial (RPCE), estão a colaborar com a Associação 25 de Abril (A25A). A colaboração entre a ESCS e a Associação foi formalizada, no início de 2011, com um protocolo de cooperação que resultou em várias ações conjuntas como o ciclo de conferências “Aprofundamento da Democracia” e o colóquio sobre “Imprensa e Revolução”. “A colaboração tem sido regular e tem tido expressões diversificadas, possibilitando uma aproximação da ESCS à comunidade e, sobretudo, a uma organização que tem a cidadania e a consciência cívica como valores centrais”, referiu a Prof.ª Doutora Maria Inácia Rezola, membro da Direção da A25A e docente da ESCS, que lecciona a disciplina Portugal Contemporâneo, na qual este projecto está integrado.
[Fotografia] Telmo Esteves, João Canhoto, Sara Santos e Teresa Braga.
Divulgação do espírito do movimento democrático
Foi com o objetivo de promover os valores e a importância da Revolução de Abril que os alunos da ESCS abraçaram este projeto. “Estamos a projetar ações de rua que serão conjugadas com o programa oficial das comemorações seguido pela Associação”, revelou Teresa Braga. Os alunos realizaram um plano de comunicação com vários temas pensados por eles que consiste na divulgação, junto dos media, de ações que a Associação pretende fazer nesta data emblemática. “Enviámos comunicados de imprensa para todos os meios de comunicação social, para tentarmos criar uma envolvência mediática como complemento à já tão ativa dinâmica da A25A”, afirmou Telmo Esteves. Outra das missões dos escsianos é captar a atenção de um público mais jovem para a causa, que não conhece ou não se identifica com os ideais de Abril. “A A25A defende os valores de Abril e tenta adaptá-los aos dias de hoje e pretende que os mais novos saibam o que se ganhou naquele importante dia e que se juntem a esta causa”, disse João Canhoto. Os alunos da Escola são ainda responsáveis pela criação do Twitter da Associação. “Estamos a tentar comunicar com um público-alvo da nossa idade, o que torna mais fácil direcionar as ações. Sabemos o que eles querem ouvir e a forma como vamos comunicar com eles nas diferentes plataformas online”, disse Sara Santos.
Ótima preparação e desempenho
A Prof.ª Doutora Sandra Pereira, diretora da licenciatura em RPCE, foi, juntamente com a Prof.ª Doutora Maria Inácia Rezola, uma das principais impulsionadoras deste projeto. Segundo a docente Sandra Pereira, esta colaboração com a A25A “representa uma oportunidade para os alunos levarem à prática os conhecimentos adquiridos na Escola e ganharem experiência profissional e pessoal. O contacto com um cliente em situação real obriga a uma postura que marcará o tom do seu comportamento futuro em termos profissionais e éticos”. Além da experiência, a Prof.ª Doutora Maria Inácia Rezola destaca “a possibilidade de fazer novos contactos” e “a valorização pessoal”. São alunos que vão estar no mercado de trabalho no próximo ano e “o confronto com situações concretas, é uma oportunidade importante para o seu futuro profissional”. Ao longo de todo o projeto, “os alunos da ESCS têm revelado uma óptima preparação e desempenho. As propostas apresentadas pela equipa tiveram um excelente acolhimento e foram, de imediato, colocadas em prática”, disse a docente Maria Inácia Rezola.