Passar para o conteúdo principal

Publicado: 20.04.2023

Os estudantes Cláudio Pacheco e Rita Silva realizaram um trabalho de reportagem em Porto Santo, em parceria com o Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos.

O Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos (CIBIO-Açores) tem como missão o desenvolvimento de investigação nas áreas da biodiversidade e biologia evolutiva. A este propósito, um grupo de investigadores do Departamento de Biologia da Universidade dos Açores, integrado numa equipa internacional, tem vindo a realizar expedições nos arquipélagos da Macaronésia (Açores, Madeira, Selvagens, Canárias e Cabo Verde).

Neste âmbito, a ESCS aceitou o desafio, lançado por Sérgio Ávila, coordenador da iniciativa, de selecionar dois repórteres (um jornalista e um operador de câmara) para acompanhar a equipa de investigadores nas expedições que decorrem ao longo deste ano.

Image
Rita Silva e Cláudio Pacheco
Rita Silva e Cláudio Pacheco são, respetivamente, estudantes finalistas dos cursos de licenciatura em Jornalismo e em Audiovisual e Multimédia.


Após a palestra de divulgação "Scientific expeditions and outreach: a joint-venture of researchers with media", que decorreu na Escola, no passado dia 1 de março, foram selecionados os primeiros repórteres escsianos. Cláudio Pacheco e Rita Silva, estudantes finalistas das licenciaturas em Audiovisual e Multimédia e em Jornalismo, respetivamente, tiveram a oportunidade de acompanhar a equipa da CIBIO-Açores numa expedição a Porto Santo, entre os dias 1 e 6 de abril. Como explicam os estudantes, “o projeto de investigação em causa tem como principal objeto de estudo os processos e padrões marinhos (paleo)biogeográficos e evolutivos que ocorrem nas ilhas oceânicas ao longo do tempo geológico, com o intuito de compreender a (paleo)biodiversidade marinha insular e os processos e padrões (paleo)ecológicos”. Durante a expedição, a dupla de escsianos documentou o trabalho da equipa de investigadores, para, posteriormente, ser elaborado um trabalho jornalístico. Cláudio e Rita optaram pela realização de um documentário que está, neste momento, em fase de edição.

Image
Rita Silva e Cláudio Pacheco
A partir dos conteúdos recolhidos durante a expedição, os estudantes vão realizar um documentário.


Conheça, abaixo, o testemunho dos estudantes em relação à experiência sobre a ida a Porto Santo:

Image
Rita Silva

Rita Silva

No meu ponto de vista, esta foi uma experiência muito enriquecedora, tanto pessoal como profissionalmente, pois exigiu de nós um pensamento crítico e um espírito de decisão mais rápido, por se tratar de um trabalho de campo, que, mesmo com preparação, tende a sofrer alterações muito rapidamente.
Gostei imenso de participar neste projeto. A equipa foi muito acessível e disponível. Conheci sítios lindíssimos. Vai ser, sem dúvida, uma experiência que não vou esquecer.

 

Image
Cláudio Pacheco

Cláudio Pacheco

A presente expedição contou com diversos desafios, tais como adaptação ao trabalho a dois (com a Rita Silva) fora do contexto escolar e uma constante adaptação à equipa, [sobretudo] nos primeiros dias, face àquilo que queríamos comunicar sobre o tema da expedição.
Sendo uma investigação científica, com diversos objetivos por parte de cada investigador, foi crucial entender o ponto de vista de cada um. No entanto, demonstraram ser sempre uma equipa pronta a partilhar conhecimento, a explicar o que faziam ao longo dos dias, colocando-nos a todos numa única equipa de trabalho.


Fotografias gentilmente cedidas por Cláudio Pacheco e Rita Silva.