Escsiano é uma das vinte “estrelas em ascensão” de 2020

Publicado: 11 dezembro 2020

João Duarte, licenciado em Comunicação Empresarial, foi eleito, pelo site PRovoke, como uma das vinte “estrelas em ascensão” de 2020, na área das Relações Públicas.

João Duarte é licenciado em Comunicação Empresarial.
Fotografia gentilmente cedida por João Duarte.

O PRovoke, uma plataforma online internacional de referência dedicada à indústria das Relações Públicas (RP), nomeou João Duarte, diplomado em Comunicação Empresarial (hoje, licenciatura em Relações Públicas e Comunicação Empresarial) e Head of Communications Global Infrastructure and Networks da Enel, uma empresa do setor da Energia sediada em Roma, como uma das vinte “estrelas em ascensão” de 2020, pelo trabalho que tem vindo a desempenhar na área das RP.
A nomeação do top 20, que visa identificar os talentos mais promissores do setor a nível mundial, foi levada a cabo por um influente painel de profissionais da indústria, composto por chief communication officers e chief marketing officers. É, ainda, de referir que João Duarte é o único português e dos poucos formados em Comunicação a integrar a lista, o que atesta, desde logo, a qualidade da formação ministrada na ESCS.

Licenciado em Comunicação Empresarial, João Duarte frequentou a Pós-Graduação em Gestão de Comunicação de Crises, também na ESCS, e o programa doutoral em Ciências da Comunicação, no âmbito da parceria da Escola com a Universidad Complutense de Madrid. O diplomado foi, durante quase 15 anos, docente nos cursos de licenciatura e de mestrado em Relações Públicas, ministrados na ESCS, tendo, inclusive, orientado várias dissertações, cargos que conciliou sempre com a sua atividade profissional. Foi, ainda, na ESCS que fez as provas públicas com vista à obtenção do Título de Especialista. Em Portugal, João Duarte exerceu funções de RP no IAPMEI, I.P. (Agência para a Competitividade e Inovação) e ocupou o cargo de Executive Officer da Global Alliance, entre outros. Em 2008, iniciou a sua carreira além-fronteiras em Roma, na Enel, onde ainda hoje se mantém, tendo, em 2014, passado pela Endesa (uma empresa do Grupo Enel), em Madrid. Hoje, é responsável pelo departamento de Comunicação Global da business line de Infraestruturas e Redes de Distribuição Elétrica na multinacional italiana, coordenando a comunicação interna e externa.