Publicado: 24.01.2014

Publicado: 24/01/2014

A ESCS é anfitriã de projeto internacional na área do ensino à distância.

A Escola recebeu, nos dias 23 e 24 de janeiro, a reunião de arranque do Webinar Expert – video conference use for learning. A ESCS é a coordenadora deste projeto internacional que envolve parceiros, com experiência comprovada na implementação de soluções educativas, oriundos de cinco países europeus (Alemanha, Espanha, Itália, Polónia e Portugal).

O Webinar Expert, um projeto-piloto integrado no Programa Leonardo da Vinci, no âmbito do Lifelong Learning Programme, tem como objetivo principal testar uma plataforma de formação de ensino à distância assente numa tecnologia de videoconferência (webinar*) e transformá-la numa metodologia especializada (Webinar Expert Methodology).

Em última análise, pretende-se promover a utilização de tecnologias webcast (transmissão de vídeo e de áudio) no âmbito da formação de adultos, as quais permitem a interação entre o formador e os formandos.

*Webinar (junção dos termos ingleses web e seminar) é uma webconferência de cariz educativo.

No fim, o projeto materializar-se-á em várias componentes, tais como: um documento descritivo das boas práticas da metodologia webinar; um manual para formadores explicativo do modo de funcionamento dos webinars; materiais e programas de treino.

[Fotografia] Parceiros internacionais no estúdio de televisão virtual, durante uma visita às instalações da ESCS.

Para o Prof. Doutor André Sendin, Vice-Presidente da ESCS, o projeto “encaixa bem na estratégia de internacionalização da Escola”. Neste âmbito, pretende-se: apostar na criação de uma rede de parceiros internacionais com os quais a Escola pode cooperar, com o objetivo de desenvolver o know-how das áreas de ensino Escola, através da submissão de candidaturas conjuntas; e promover a mobilidade de alunos, pessoal docente e não docente.

André Sendin espera que o projeto venha a ser bem avaliado pela Agência Nacional para a Gestão do Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida. Se assim acontecer, será uma mais-valia para o currículo da instituição, nomeadamente “quando se propuser ser parceira ou promotora de mais projetos”. Em poucas palavras, o Vice-Presidente da ESCS espera que o Webiner Expert seja “uma alavanca para novas experiências”.