Publicado: 29.04.2021

A ESCS associa-se à rede internacional Universia no lançamento de um novo Portal de Emprego e Estágios.

A ESCS lançou, ontem, dia 28 de abril, um novo Portal de Emprego e Estágios. A ocasião foi assinalada numa sessão conduzida por Ana Leitão Serzedelo, Diretora Geral da Universia Portugal. A apresentação da ferramenta, que teve como ponto de partida a questão “Como procurar trabalho em ano de pandemia”, foi integrada no âmbito da primeira edição da Feira de Emprego ESCS Level Up.
A plataforma Empleo by Universia é um serviço disponibilizado pela Universia, uma rede ibero-americana composta por instituições de Ensino Superior de mais de 20 países, cuja atividade se centra, entre outros campos de ação, na Empregabilidade.
Neste sentido, a ESCS associa-se, agora, à Universia, a fim de criar um portal dedicado, em exclusivo, à Escola. O objetivo passa por promover a empregabilidade dos estudantes e recém-diplomados junto das empresas e organizações interessadas em recrutar talentos nas áreas da Comunicação.

Portal de Emprego e Estágios
A ESCS, em colaboração com a Universia, lançou um novo Portal de Emprego e Estágios.

Um registo “fácil e intuitivo”

Segundo o Gabinete de Estágios e Integração na Vida Profissional (Gabest), “a nova ferramenta permite contactar os estudantes, gerir as relações com os empregadores, acompanhar os processos de recrutamento e monitorizar os protocolos celebrados”. Para tal, o Gabest apela a que, quer os estudantes e diplomados quer as entidades empregadoras, se registem no Portal. “O processo de registo é simples e intuitivo”, assegura o serviço.
Todos os estudantes da ESCS, desde que estejam matriculados, poderão registar-se no Portal de Emprego e Estágios. O registo está, também, disponível para recém-diplomados, durante dois anos letivos, em relação ao ano de conclusão do curso.
Quanto às empresas, o registo permite carregar diretamente as ofertas de estágio/emprego, gerir as listagens de candidatos e aceder a dados estatísticos sobre as propostas divulgadas.
Após o registo, todo o processo de recrutamento, incluindo os diversos contactos estabelecidos entre candidato, empregador e Gabest, decorrerá através da própria plataforma.

Alargar o leque de oportunidades

Para a ESCS, marcar presença nesta plataforma de emprego internacional permite abrir os horizontes, na medida em que, ao efetuar o registo, os interessados (candidatos e empregadores) terão acesso a um leque de ofertas que agrega todas as instituições que fazem parte da comunidade. A título de exemplo, uma empresa pode definir se determinada oferta de emprego é dirigida especificamente aos estudantes de apenas uma instituição ou se é aberta a todos os estabelecimentos de Ensino Superior. Isto significa que um aluno da ESCS poderá candidatar-se a uma oferta de emprego, na área da Comunicação (ou outra, se assim o entender), dirigida não só a estudantes da Escola, mas também de outros estabelecimentos de Ensino Superior, nacionais e estrangeiros.
A criação automática de um Curriculum Vitae, com base na informação carregada pelo próprio estudante na sua área pessoal, é outra vantagem apontada pelo Gabest. Desta forma, aquando de uma candidatura, o empregador terá acesso imediato ao CV do candidato.

Para mais informações sobre o funcionamento do Portal de Emprego e Estágios ESCS/Universia, os interessados deverão contactar o Gabest (gabest@escs.ipl.pt).