Publicado: 11.02.2022

A ESCS FM aliou-se ao jornal PÚBLICO para, juntos, fazerem a cobertura das semanas de campanha e da noite eleitoral das Legislativas 2022.

ESCS FM, habitual parceira do PÚBLICO no podcast Repórter 360, reuniu esforços com aquele jornal, com a finalidade de cobrir os acontecimentos das semanas de campanha eleitoral e produzir uma emissão especial no dia das eleições legislativas. No total, 36 estudantes, pertencentes aos quatro cursos de licenciatura e ao mestrado em Jornalismo da ESCS, tiveram a oportunidade de colaborar, semanalmente, com jornalistas experientes na produção de conteúdos para o jornal, desde reportagem, fotografia e vídeo, passando pelo design e a sonoplastia.

Equipa ESCS FM
A equipa da ESCS FM na sede do PÚBLICO.

O convite para a parceria partiu de Ruben Martins, licenciado em Jornalismo, antigo Diretor de Informação da ESCS FM e, atualmente, jornalista do PÚBLICO e um dos responsáveis pela implementação da vertente de áudio no jornal. A ESCS FM aceitou o desafio “com entusiasmo”, refere Laura Costa, Diretora-Geral do núcleo de rádio da Escola.

Os estudantes começaram por a integrar as emissões do podcast P24, a partir do dia 19 de janeiro, dando a conhecer os principais momentos da campanha eleitoral. Já no dia das eleições, a 30 de janeiro, a equipa participou numa emissão especial, transmitida, em direto, pelo jornal e pela ESCS FM, que durou cerca de sete horas e foi acompanhada por uma audiência de mais de 9 mil pessoas.
Durante a emissão especial, os escsianos dividiram-se entre as instalações do PÚBLICO e as sedes de campanha dos principais partidos na corrida às Legislativas, sempre acompanhados por jornalistas do jornal.

Equipa ESCS FM
Ruben Martins coordenou a emissão especial das Legislativas 2022.

Nas palavras de Ruben Martins, que coordenou a emissão especial das Legislativas 2022, “esta parceria permitiu ao PÚBLICO contar com o talento e a frescura de uma geração de futuros jornalistas que, por contarem com a experiência diária da ESCS FM e a prática letiva proporcionada pela ESCS, têm já todas as ferramentas para executar uma emissão destas dimensões”. O escsiano revelou, ainda, que os estudantes estiveram “à altura” do desafio, sendo que a parceria entre a rádio da Escola e o jornal é “para aprofundar”. “Os membros da ESCS FM podem encontrar no PÚBLICO uma nova plataforma para mostrarem as suas competências profissionais e o seu trabalho e o PÚBLICO chega a uma geração de novos leitores e ouvintes que vão fazer parte do futuro do jornal”, concluiu.

Confira, abaixo, os estudantes que participaram na parceria PÚBLICO x ESCS FM e o vídeo de testemunhos produzido pela equipa:

Ana Cristina Barros, Andreia Lamy, Artyom Laptev, Aurora Raposo, Bernardo Vinha, Bruno Gouveia, Claudia Martina, Constança Vilela, Filipe Torres, Francisco Martins, Francisco Palma, Gabriel Miraldo, Gonçalo Martins, Hugo Costa, Inês Alegria, Inês Galrito, Inês Malhado, Inês Rosa, Inês Trinca, Joana Margarida Fialho, Joana Simões, João Mendes, Laura Costa, Manuel Rocha Leite, Margarida Alves, Maria Inês Costa, Maria Laura Brotas, Marta Engenheiro, Miguel Rodrigues, Miguel Tomás, Miguel Xavier, Natacha Cantarinhas, Rita Carmo, Sara Neto, Sofia Leitão, Tomás Duarte.

Fotografias e Vídeo:
Produção (captação vídeo e áudio, entrevistas, coordenação): Maria Inês Costa; Sara Neto; Sofia Leitão
Edição audiovisual: Maria Inês Costa e Sara Neto
Edição e Captação Fotográfica: Sara Neto