Publicado: 19.03.2020

A ESCS FM aliou-se às comemorações do 30.º aniversário do jornal Público, na Rádio 2020.

O Público comemorou, no passado dia 5 de março, o seu 30.º aniversário. Para assinalar a ocasião, organizou uma série de iniciativas, de entre as quais a Rádio 2020, com uma emissão online que durou 24 horas. A ESCS FM, parceira do jornal no âmbito do programa Repórter 360, juntou-se à celebração, através da criação de alguns dos conteúdos que foram transmitidos naquela rádio. Ana Narciso, Artyom Laptev, Gonçalo Borbinha, Gonçalo Martins, Inês Martins, Magda Cruz, Margarida Moura Torres, Marta de Assis, Raquel Aguiar e Tomás Lampreia foram os estudantes que participaram nesta emissão especial.

A equipa da ESCS FM teve uma semana para desenvolver reportagens, rubricas gravadas, noticiários e diretos. Magda Cruz, finalista do curso de licenciatura em Jornalismo, foi a responsável por fazer a ponte entre a ESCS FM, o diretor-adjunto do Público e os jornalistas Ruben Martins e Aline Flor. A estudante confessa o nervosismo dos escsianos associado à responsabilidade da tarefa, mas destaca a oportunidade de levarem “o nome da ESCS FM mais além, graças ao Público, que nunca se esqueceu de mencionar quem fez as peças e o nosso apoio no terreno.”

Uma experiência marcante

A emissão da Rádio 2020 começou às 20h de 4 de março, na redação do Público, em Alcântara, onde a equipa acompanhou o fecho da edição especial de aniversário do jornal, que teve como “Diretor por um dia” o escritor Afonso Reis Cabral. Ao mesmo tempo, contactavam com a redação do Porto, onde estava, também, um editor de fecho. No dia seguinte, emitiram a partir do Museu da Eletricidade, em Belém, onde decorreram as conferências e os debates da série “Portugal e Agora?”, que contaram com a participação do Primeiro-Ministro, António Costa, e do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, figura que os escsianos entrevistaram. “Os membros disseram que foi um dos dias mais marcantes da vida deles”, conta Magda.

Ao longo da emissão, os estudantes dividiram tarefas. Ana Narciso e Raquel Aguiar prepararam um vox-pop sobre a opinião das pessoas em relação ao jornal. Marta Assis e Tomás Lampreia recolheram e partilharam curiosidades e “histórias caricatas”. Magda Cruz fez uma reportagem sobre os estagiários da fundação do Público. E Inês Martins foi responsável pelos noticiários, que conduziu em conjunto com Margarida Moura Torres, Gonçalo Martins, Gonçalo Borbinha e Artyom Laptev.

No rescaldo da experiência, Magda sublinha a emoção que sentiu pelo “empenho de todos os membros que mantiveram as funções na ESCS FM, foram às aulas e cumpriram as tarefas para a Rádio 2020”. A escsiana refere que a equipa esteve em direto para “quase 3.000 ouvintes”, não só portugueses, como, também, de países como os EUA, Brasil, Reino Unido, Bélgica e Espanha. “Foi um muitíssimo bom trabalho de todos”, defende.