Publicado: 12.07.2013

Dois alunos da ESCS desenvolveram conteúdos para o site do Ano de Portugal no Brasil, com o objetivo de mostrar o que de melhor se faz no nosso país.

Os alunos André Santos e António Vieira, do 3.º ano do curso de Jornalismo, tiveram a oportunidade de pôr os seus conhecimentos em prática, contribuindo com a produção de conteúdos para o site do Ano de Portugal no Brasil (APB). Mediante protocolo assinado entre a ESCS e o Comissariado-Geral para o APB, foi solicitado aos alunos que participassem na recolha, tratamento e apresentação de informação, e na atualização e produção de conteúdos para o site da iniciativa. Entre os conteúdos produzidos pelos estudantes estão artigos alusivos a acontecimentos relacionados com atualidade nacional e notícias associadas ao APB. As festividades do APB tiveram início em setembro de 2012 e duraram até junho de 2013.

[Fotografia] António Vieira e André Santos produziram vários conteúdos para o site do Ano de Portugal no Brasil.

“Mostrar o que de melhor se faz em Portugal”

Um dos objetivos do APB era divulgar a atualidade portuguesa, o seu enorme património histórico, importante produção cultural e avançada componente tecnológica. “A linha geral do que nos foi pedido era mostrar o Portugal de agora e o que de melhor se faz por cá”, explicou António. “Nas peças que produzimos, tentámos sempre pôr um cunho de atualidade e modernidade”, complementou. Os alunos tiveram liberdade para sugerir ideias para possíveis reportagens. “Alguns temas foram sugeridos por nós, outros eram pedidos pelos responsáveis do projeto”, disse André. Esta iniciativa teve uma componente cultural, económica e tecnológica, envolvendo parcerias entre entidades públicas e privadas. “Esta é uma oportunidade para atualizar as imagens recíprocas e estreitar os vínculos entre as sociedades civis dos dois países”, disse o Dr. Miguel Horta e Costa, Comissário-Geral Português para o APB, em mensagem no site oficial da iniciativa.

Dedicação notável

O Prof. Francisco Sena Santos, docente na ESCS e um dos principais impulsionadores do projeto na Escola, acompanhou o trabalho dos estudantes desde o início da parceria, fazendo questão de mencionar que “o André e o António foram inexcedíveis em disponibilidade e desempenho. Estavam fora de Lisboa quando foram consultados sobre a participação nesta iniciativa que o Prof. Carlos Andrade trouxe para a ESCS. Foram contactados de manhã e à tarde já estavam integrados no planeamento de tarefas para o portal. Desenharam propostas, fizeram investigação e procuraram acrescentar valor”, referiu. O docente lembrou que os alunos abdicaram de parte das férias de verão para recolher dados para o site do APB. “Lembro-me do que se passou no feriado de 15 de agosto: tanta gente na praia e eles, afincadamente, a prepararem entrevistas e reportagens. A dedicação dos alunos foi notável. Trataram com imaginação todas as limitações”, disse. Da parte dos alunos “fica o agradecimento ao Prof. Carlos Andrade, que nos deu a conhecer a iniciativa, e ao Prof. Francisco Sena Santos, que nos apoiou ao longo do projeto, dando sugestões e revendo os nossos textos”, disseram. O Prof. Sena Santos deixou ainda palavras de apreço à Escola que, por intermédio do Presidente, o Prof. Jorge Veríssimo, e do Prof. Carlos Andrade, deu o seu melhor para que esta parceria pudesse avançar.