Publicado: 22.05.2024

A Licenciatura em Relações Públicas e Comunicação Empresarial e a Secção de Relações Públicas e Comunicação Organizacional organizaram a 2.ª edição do I LOVE PR.

No passado dia 15 de maio, decorreu a 2.ª edição do I LOVE PR, uma iniciativa da Licenciatura em Relações Públicas e Comunicação Empresarial (RPCE) e da Secção de Relações Públicas e Comunicação Organizacional (RPCO), que contou com a colaboração de uma equipa de estudantes do 1.º ano daquele curso, que participaram na gestão e logística do evento, no âmbito da atividade extracurricular PRLAB.

I Love PR (798x513)
RP à 1.ª Vista

O evento arrancou com o RP à 1.ª Vista, em sala de aula, uma dinâmica em que 35 estudantes finalistas de RPCE tiveram a oportunidade de se apresentar perante um conjunto de 26 organizações que atuam em diversos setores de atividade, facto que revela a diversidade de áreas em que os profissionais de Relações Públicas, muitos deles alumni de RPCE, desempenham funções. Em breves minutos, os alunos falaram acerca do seu percurso e revelaram as suas perspetivas para o futuro, tendo, depois, recebido feedback, por parte daquelas empresas. Durante estes pitches, os jovens participantes puderam, ainda, colocar questões sobre o desempenho profissional na área da Comunicação.
Maria Canudo, do 3.º ano de RPCE, salienta que “estamos a entrar numa nova etapa da nossa vida que é uma incógnita, [pelo que] realizar esta dinâmica, com diferentes empresas e agências, é importante, exatamente por ser o nosso primeiro contacto com o mercado de trabalho na área da Comunicação”.
Do ponto de vista dos profissionais, Marlene Gaspar, Diretora-Geral na LLYC Portugal, realça a importância do RP à 1.ª Vista: “é super útil para todas as partes: para os alunos, que podem apresentar-se, treinar os seus pitches e receber feedback e insights; e para as empresas, que podem conhecer as novas gerações”. “Poder inspirar e partilhar conhecimento é muito gratificante”, acrescenta.

I Love PR (798x400) - 1
RP à 1.ª Vista

I LOVE PR

O I LOVE PR prosseguiu, depois, no Auditório Vítor Macieira, com uma PR TALK, que contou com a intervenção de Maria Domingas Carvalhosa (Presidente da Direção da APECOM e CEO da Wisdom). A convidada apresentou a comunicação “A necessidade da autorregulação do Lobbying”, destacando a importância da regulamentação do Lobbying, sem descurar as implicações ética desta prática.

I Love PR (798x400) - 2
I LOVE PR

Seguiu-se uma mesa-redonda subordinada ao tema “Lobbying e Public Affairs: Desafios para os profissionais de RP”, moderada por duas estudantes finalistas de RPCE, Mariana Dias e Matilde Costa, que frequentam a unidade curricular opcional de Relações Públicas em Política. A conversa contou com as participações de Henrique Burnay (Owner e Senior Partner, na Eupportunity), de Rhia Lopes (Policy Advisor and Accredited Parliamentary Assistant to MEP, no Parlamento Europeu) e Salvador da Cunha (Associate Director Policiy and Communications, na MDS). Os intervenientes discutiram diversos tópicos, tais como: a definição do lobbying e aquilo que o distingue do tráfico de influência; a necessidade de regulamentação; e a importância dada à transparência e à honestidade na prática do lobbying. No final, houve, ainda, oportunidade para os oradores deixarem algumas mensagens aos estudantes da Licenciatura em RPCE e para responderem a questões da audiência.

Get Together

O I LOVE PR 2024 terminou com um Get Together, um momento mais informal em que se juntaram estudantes, docentes, alumni e profissionais, para conviverem, trocarem experiências e aproveitarem a música que esteve a cargo de Tiago Líbano Monteiro, estudante do 2.º ano de RPCE. O PRCLUB marcou presença neste convívio, trazendo para o offline algumas das rubricas que são dinamizadas nesta conta de Instagram.

I Love PR (798x400) - 3
A equipa do PRLAB colaborou na gestão e logística do I LOVE PR.

Agradecimentos: Sumol+Compal (cedência de produtos para a realização do Get Together)

Texto gentilmente cedido pela Prof.ª Doutora Tatiana Nunes e editado pelo Serviço de Comunicação (Gabcom).
Fotografias gentilmente cedidas pela Prof.ª Doutora Tatiana Nunes.