Publicado: 07.05.2026
A Escola Superior de Comunicação Social (ESCS) assumiu um papel central na celebração do Dia Mundial da Terra, a 22 de abril de 2026, ao acolher no seu Auditório Vítor Macieira a Conferência Eco IPL, integrada na 1.ª edição da Semana Eco IPL.
Ao longo de todo o dia, a ESCS foi palco de um encontro alargado da comunidade académica do Politécnico de Lisboa, reunindo mais de uma centena de participantes num programa dedicado à reflexão e ação em torno da sustentabilidade ambiental, responsabilidade social, voluntariado, saúde e bem-estar, ecoansiedade e associativismo jovem. A conferência contou ainda com tradução para língua gestual, reforçando o compromisso com a acessibilidade e a inclusão.
Enquanto escola anfitriã, a ESCS destacou-se como espaço de debate, pensamento crítico e construção coletiva, acolhendo um programa diversificado que incluiu palestras, mesas-redondas, workshops, exposições e momentos artísticos dinamizados pela Escola Superior de Dança e pela Escola Superior de Música de Lisboa, reforçando a ligação entre comunicação, cultura e sustentabilidade.
Na sessão de abertura, realizada na ESCS, Sandra Miranda, vice-presidente da escola, sublinhou que o futuro “constrói-se em comunidade e constrói-se agora”, defendendo que as instituições de ensino superior têm a responsabilidade de transformar conhecimento em ação concreta perante os desafios climáticos e sociais. Destacou ainda que a Semana Eco IPL destaca-se como um espaço de compromisso com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e com a promoção de práticas mais responsáveis, onde temas como voluntariado, associativismo jovem e bem-estar assumem um papel central na vida académica.
Também a vice-presidente do Politécnico de Lisboa, Liliana Caetano, reforçou na ESCS a importância de formar estudantes com competências técnicas, mas também com pensamento crítico, criatividade e capacidade de diálogo interdisciplinar, defendendo uma abordagem transversal à sustentabilidade e ao desenvolvimento institucional.
O programa que decorreu na ESCS incluiu a palestra “Jornada ODS – O Futuro, hoje!”, por Sara Moreno Pires (Universidade de Aveiro), seguida de uma mesa-redonda sobre sustentabilidade ambiental, responsabilidade social e voluntariado, moderada por Rúben de Matos, alumni da ESCS e jornalista da SIC. Ao longo do dia, realizaram-se ainda o workshop “Alimentação Sustentável”, a apresentação sobre o impacto da alimentação nas cantinas do IPL, e uma mesa-redonda dedicada à saúde e bem-estar no meio académico.
Um dos momentos mais marcantes do dia na ESCS foi a gravação ao vivo do podcast “SeguraMente”, iniciativa do Serviço de Saúde Ocupacional do IPL, que contou com a participação do presidente do IPL, António Belo, e da representante da FAIPL, Sarah Paulo, promovendo o diálogo em torno da saúde mental e do bem-estar na comunidade académica.
No encerramento, o coordenador do Eco IPL, Vítor Lagoa, destacou na ESCS a importância do envolvimento estudantil e do associativismo jovem na construção de uma academia mais sustentável e participativa, deixando o apelo para que esta primeira edição tenha continuidade. Também a FAIPL sublinhou, no mesmo espaço, o compromisso de mobilização dos estudantes para futuras iniciativas, reforçando a sustentabilidade como uma responsabilidade partilhada.
Ao longo de todo o dia, a ESCS afirmou-se assim não apenas como espaço físico de acolhimento, mas como um verdadeiro centro de encontro, debate e ação, reforçando o seu papel no seio do Politécnico de Lisboa enquanto escola comprometida com a sustentabilidade, a cidadania ativa e a intervenção na comunidade.
Texto e Fotografias da autoria do Serviço de Comunicação da ESCS
