Publicado: 15.11.2018

A equipa do programa de televisão da ESCS marcou presença na maior feira de tecnologia do mundo, para produzir um episódio inteiramente dedicado ao certame.

A febre da WebSummit invadiu, uma vez mais, a cidade de Lisboa. Este ano, a maior feira de tecnologia do mundo contou com a presença de uma equipa de alunos do E2, que aproveitou o evento para produzir o primeiro episódio especial da 16.ª temporada, inteiramente gravado no local.

O desafio

Cristiano Costa (2.º ano da licenciatura em Jornalismo) e Luís Pinhão (2.º ano da licenciatura em Audiovisual e Multimédia) fazem parte do E2 desde o início do curso e são, respetivamente, chefe de redação e responsável de captação/assistente de produção do programa. Durante dois dias de gravações, a dupla coordenou um grupo de sete colegas, que fez a cobertura do evento. Antes de pôr mãos à obra, a equipa procurou perceber o que queria mostrar. A ideia era desenhar um plano que seguisse uma perspetiva diferente do que seria feito pelos restantes media. Os estudantes contam, orgulhosos, que trabalharam lado a lado com cerca de 2.700 profissionais da Comunicação Social de meios como a Reuters, a Agência Lusa, a RTP ou a BBC. “Já nos profissionalizámos ao ponto de não nos sentirmos inferiores”, considera Luís.

No rescaldo das gravações, Luís e Cristiano falam das mais-valias desta iniciativa. Para o primeiro, foi “ultrabenéfico” poder acompanhar o E2 num “evento com estas dimensões”. Da experiência, retira o facto de ter gerido o grupo e posto em prática competências que tem adquirido ao longo curso. “Na Comunicação Social, vive-se em equipa e, se não conseguirmos ajudar-nos uns aos outros e unir forças em prol do resultado final, é impossível fazer o que fizemos”, defende. Já Cristiano explica que assumiu o seu cargo há pouco tempo, pelo que a WebSummit foi “um grande desafio”. O chefe de redação destaca o ambiente de aprendizagem entre colegas. “Estávamos com um stresse enorme, mas voltámos com um programa feito. Somos uns sortudos por poder ir a este tipo de eventos, é motivador [para todos]”, reflete.

Os responsáveis pelo episódio contam, ainda, que a 16.ª temporada do programa foi pensada “com grandes expetativas”. “Queremos pôr o E2 lá em cima e mostrar que é um bom programa de televisão”, explica Cristiano. Luís complementa a ideia do colega, referindo que o formato é “a montra da Escola”, uma vez que passa na televisão nacional, sendo uma forma de mostrar o trabalho que é feito a empregadores e a interessados nos cursos da ESCS. “Crescemos muito enquanto pessoas e profissionais”, defende.

Episódio Especial

O episódio terá quatro momentos dedicados à WebSummit. A rubrica Senta-te e Explica conta em que é que consiste o certame. Em dois momentos de reportagem, será destacada a visão dos estudantes, público que participa no evento para adquirir experiência e contactos, e a temática do meio ambiente, bastante abordada num espaço maioritariamente tecnológico. Por fim, no espaço de entrevistas, representantes de startups explicam o que é que estas empresas procuram no evento e o porquê de ser importante marcar presença.

O programa é emitido, na RTP2, no dia 20 de novembro (terça-feira), à 01h05.