Passar para o conteúdo principal

Publicado: 31.07.2015

Publicado: 12/06/2015

Para assinalar os 10 anos da sua existência, o YouTube promoveu uma votação para eleger os dez melhores anúncios da década. “Dove Real Beauty Sketches”, do escsiano Hugo Veiga, ficou em quinto lugar.

“Dove Real Beauty Sketches” é um anúncio publicitário criado pela agência Ogilvy São Paulo, em 2013. O escsiano Hugo Veiga é co-autor desta campanha que tem vindo a receber diversas distinções desde o seu lançamento.

O video em causa foi o spot publicitário mais visto de sempre no YouTube, garantindo ao ex-aluno vários galardões. Em 2013, a revista Creativity considerou Hugo Veiga um dos criativos a conhecer, tendo sido eleito, nesse mesmo ano, o melhor copywriter do mundo pelo festival Cannes Lions. Já no início de 2015, o mesmo anúncio foi considerado o melhor do século XXI pelo site Ad Age.

A última distinção foi atribuída pelos utilizadores do site YouTube, que disponibilizou o top 20 dos anúncios mais vistos da sua tabela leaderboard nos últimos dez anos para votação. “Dove Real Beauty Sketches” arrecadou o quinto lugar, numa competição em que o anúncio da Turkish Airlines “Kobe vs. Messi: The Selfie Shootout” se sagrou vencedor.

"Fricções"

Para além do trabalho como copywriter, Hugo Veiga acaba de lançar o seu primeiro livro, editado pela Chiado Editora. “Fricções” é um conjunto de 21 contos, escritos entre 2006 e 2009, e ilustrados por diretores de arte com quem o escsiano tem trabalhado ao longo da sua carreira. A obra conta também com uma banda sonora da autoria do brasileiro Emerson Martins e de Pedro Pode, vocalista da banda portuguesa doismileoito.

Para divulgar o livro, o publicitário português mais reconhecido internacionalmente fez uma mini tour de sessões de lançamento pelo país, onde apresentou a obra e falou também sobre a criatividade em comunicação.