Publicado: 11.11.2016

A propósito da Pós-Graduação em Storytelling, promovida pela ESCS, em parceira com a SP Televisão, recolhemos testemunhos de escsianas que, hoje, são guionistas na produtora de televisão.

A Pós-Graduação em Storytelling procura formar profissionais especializados na área dos conteúdos para televisão, cinema e novas plataformas. As saídas profissionais do curso abarcam as áreas criativa e executiva, com particular destaque nas funções de argumentista, analista de conteúdos ou programador.

No fim do curso, os três melhores alunos terão a possibilidade de estagiar no Departamento de Escrita da SP Televisão.

As candidaturas à Pós-Graduação em Storytelling decorrem até ao dia 9 de dezembro.

pgstorytelling-candida-ribeiro-153x176

Cândida Ribeiro

Mestrado em Audiovisual e Multimédia

Guionista na SP Televisão (desde outubro de 2011)

“Dez anos após ter completado a licenciatura em Jornalismo e Ciências da Comunicação, na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, a ESCS deu-me o ânimo para experimentar uma outra área – Audiovisual e Multimédia – e as ferramentas para chegar à SP Televisão como argumentista, uma profissão que me desafia e realiza todos os dias.”

pgstorytelling-catarina-dias-153x176

Catarina Dias

Licenciatura em Jornalismo

Guionista na SP Televisão (desde outubro de 2009)

“Entrei para a ESCS, em 2000, com o objetivo de tirar o curso de Jornalismo. A escrita sempre esteve presente na minha vida e achava que tinha escolhido a área certa. Foram anos de descoberta, de aprendizagem, de consolidação de conhecimento e de muito estímulo criativo. Eu tinha a certeza de que queria contar histórias, desvendar vidas, ouvir e reproduzir conversas. Só não sabia que ia trocar a realidade pela ficção!

A experiência na ESCS deu-me ferramentas essenciais para observar à minha volta, questionar e criar. Ferramentas que fazem parte do meu dia-a-dia no trabalho.

Antes de terminar o curso, tive o primeiro contacto com a escrita de ficção para televisão e cinema e foi amor à primeira vista. Nessa altura, descobri o que realmente me preenchia em termos profissionais e decidi arriscar.

Sou argumentista há onze anos e colaboro com a SP Televisão há sete. Uma produtora que está muito bem posicionada e que é uma excelente escola para quem está interessado em ingressar e progredir na área da escrita para ficção. Uma empresa que me tem dado o privilégio de fazer aquilo de que gosto: criar e contar histórias. É um trabalho desafiante e estimulante. Por vezes, uma autêntica prova de resistência. Mas, acima de tudo, continua a ser uma grande paixão!”

pgstorytelling-marta-pais-lopes-153x176

Marta Pais Lopes

Licenciatura em Jornalismo

Guionista na SP Televisão (desde abril de 2012)

“A ESCS incentivou-me a deitar mãos à obra, a não ter medo de experimentar, falhar e tentar de novo. Foi essa coragem de arriscar e de aprender com a prática que me levou à SP Televisão. Tenho a oportunidade de viver da escrita, de ver o que escrevo no ecrã e de aprender todos os dias com os meus colegas a ser cada vez melhor na profissão que me orgulho de exercer.

Quando estudei Jornalismo, lidei com os factos. Como argumentista na SP Televisão, lido com ficção e com a criatividade no seu estado puro. Mas, apesar dessa diferença, senti-me igualmente afortunada nas duas instituições – em ambas pude mergulhar de cabeça naquilo que mais gosto de fazer: contar histórias.”

Fotografias gentilmente cedidas pela SP Televisão.