Publicado: 04.02.2021

A ESCS assinou um protocolo de cooperação com a Associação de Profissionais Licenciados de Optometria, no âmbito da licenciatura em Relações Públicas e Comunicação Empresarial.

Os estudantes da unidade curricular de Comunicação no Interesse Público, do 3.º ano do curso de licenciatura em Relações Públicas e Comunicação Empresarial (RPCE), estão a desenvolver propostas de suportes de comunicação para uma campanha nacional de consciencialização para a saúde da visão.

APLOA iniciativa resulta de um protocolo estabelecido entre a ESCS e a Associação de Profissionais Licenciados de Optometria (APLO), a entidade que representa os optometristas, a maior classe de prestadores de cuidados para a saúde da visão, em Portugal. Para Raúl de Sousa, presidente da APLO, a parceria com a Escola representa “mais um contributo [daqueles profissionais] para a prevenção em saúde da visão”.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a deficiência visual e a cegueira evitável são uma realidade para mais de 250 milhões de pessoas. Raúl de Sousa esclarece que os optometristas portugueses realizam, todos os anos, dois milhões de consultas. Neste sentido, é necessário desenvolver uma campanha, de âmbito nacional, com o intuito de melhorar a saúde visual, procurando consciencializar a população para a importância de uma visão saudável e dos rastreios.