Publicado: 26.06.2015

Publicado: 26/06/2015

Gaspar Ribeiro Lança, aluno do 2.º ano de Audiovisual e Multimédia, é o fundador do site Ténis Portugal. O projeto foi lançado em 2010 e, desde então, tem feito a cobertura de diversos torneios profissionais.

O Ténis Portugal surgiu em 2010 pela mão de Gaspar Ribeiro Lança, aluno do 2.º ano da licenciatura em Audiovisual e Multimédia, fruto da sua paixão pelo desporto e pela sua “grande vontade de comunicar”. O projeto, que começou por ser um blogue, divulga notícias, entrevistas e artigos de opinião ligados ao mundo do ténis.

O aluno, que pratica o desporto há cerca de nove anos, criou o site sozinho mas atualmente tem uma equipa “mais ou menos fixa” que trabalha consigo regularmente. Para além de gestor, Gaspar é também responsável pelas parcerias, por encontrar os conteúdos divulgados, pela escrita de alguns artigos e pela cobertura fotográfica dos torneios.

[Fotografia] Gaspar Ribeiro Lança é o criador e o gestor do site Ténis Portugal.

ESCS, entidade parceira

Gaspar fez também uma parceria com a Escola, que consiste na gravação de podcasts que são disponibilizados na plataforma Ténis Portugal. “Não é regular, mas foi uma parceria que conseguimos com a ESCS para utilizarmos o estúdio de rádio e trazermos, sempre que possível, personalidades do ténis. Já tivemos jornalistas e grandes jogadores a comentar um bocadinho a atualidade”, conta.

Evolução pessoal, académica e profissional

Há cinco anos que o Ténis Portugal faz a cobertura de diversos torneios, como o Millenium Estoril Open e, desde o ano passado, a ATP World Tour, em Madrid, considerada “a segunda maior categoria de torneios do mundo”. A participação nestes eventos contribuiu inclusivamente para que o aluno fosse convidado, este ano, para trabalhar na organização daquele evento português. Para Gaspar, o site tem contribuído para uma evolução pessoal, particularmente ao nível da escrita e da fotografia de desporto: “fui melhorando com as várias experiências”. O aluno destaca também “os contactos que se ganham na área e os jornalistas que se conhecem”.

Para além da licenciatura e do Ténis Portugal, Gaspar Ribeiro Lança dedica também o seu tempo a algumas atividades extracurriculares da Escola. O aluno é membro do número f, do nAV e está agora a dar os primeiros passos como editor de 7.ª Arte na ESCS Magazine, onde escreve conteúdos sobre cinema, música e literatura.