Publicado: 03.11.2020

A fase final do concurso UP-Demographics – The Demographic Sustainability Challenge contou com cinco projetos de escsianos, desenvolvidos no âmbito da unidade curricular de Design de Comunicação.

A cerimónia de entrega de prémios do UP-Demographics - The Demographic Sustainability Challenge, uma iniciativa da PremiValor Consulting, decorreu, no passado dia 22 de outubro, através da plataforma online Zoom. O concurso, que teve como objetivo premiar projetos inovadores nas áreas da Natalidade e do Envelhecimento, contou com a participação, no top 10+1, de cinco grupos de estudantes do curso de licenciatura em Audiovisual e Multimédia (AM).

Up Demographics
A final do concurso UP-Demographics – The Demographic Sustainability Challenge decorreu através da plataforma online Zoom.

Ideias que se destacam

Todos os anos, os estudantes do 1.º ano da licenciatura em AM são desafiados, pelo Prof. João Abreu, no âmbito da unidade curricular de Design de Comunicação, a desenvolver ideias que respondam a um problema real da sociedade, já com o intuito de os alunos poderem submeter os projetos a concursos.
Em aula, é usado o processo de design thinking, uma metodologia de conceção de produtos e serviços que tem como base os princípios práticos e criativos do design. Após definirem o problema, os alunos investigam e confrontam ideias, em busca de soluções inovadoras. Depois, é trabalhada a comunicação do projeto, desde a parte visual, passando pela forma como é apresentado ao público, até à sua implementação e viabilidade em termos de custos.

A pré-inscrição no UP-Demographics foi efetuada no início do 2.º semestre do ano letivo 2019-2020, pelo que a PremiValor Consulting acompanhou a evolução das ideias, dando sugestões e dinamizando o processo. Dos 15 grupos da ESCS a concurso, cinco chegaram ao top 10+1 e, por isso, tiveram a oportunidade de defender os trabalhos num elevator pitch de 2 minutos. Quatro destes projetos ((In)Ativos, MOMO, OUT e Second Home) foram selecionados pelo júri do concurso e o projeto Happy Family venceu a votação do público, que decorreu no Instagram, somando um total de mais de 10.000 visualizações e 2.300 likes, conquistando, assim, a oportunidade de defender a sua ideia.

Apesar de nenhum dos grupos ter sido apurado para a fase final (top 5), o Prof. João Abreu, orientador dos estudantes, considera que houve “projetos muito fortes” e que “os alunos da ESCS se diferenciam” dos restantes nas participações, fatores que são, também, “valorizados na avaliação curricular”.

Confira, abaixo, os grupos da ESCS finalistas do concurso UP-Demographics – The Demographic Sustainability Challenge

Happy Family: Ana Rita Lopes, André Pinto e Catarina Valentim

(In)Ativos: Laura Santos Silva e Sofia Henriques Leitão