Passar para o conteúdo principal

Publicado: 18.09.2015

Publicado: 18/09/2015

O Auditório Vítor Macieira foi o palco da cerimónia de receção aos novos alunos da ESCS.

Na passada segunda-feira, dia 14, o Auditório Vítor Macieira abriu as portas para acolher os novos alunos da ESCS. O objetivo desta sessão de boas-vindas passou por integrar e esclarecer os estudantes recém-chegados. A Escola dá assim o pontapé de saída para o arranque do novo ano letivo, que terá início no dia 21 de setembro.

[Fotografia] Da esq. para a dir.: Pedro Henriques, António Belo, Isabel Simões-Ferreira, Jorge Veríssimo, Teresa Torres Martins e Carlos Nuno.

“O vosso sucesso é o nosso sucesso”*

O primeiro momento da sessão contou com a presença do Presidente da ESCS, dos presidentes dos órgãos de governo, da Administradora dos Serviços de Ação Social do IPL (SAS-IPL) e do Presidente da Associação de Estudantes (AE), que, numa só voz, congratularam os novos alunos pela sua chegada à ESCS.

Fazendo as honras da casa, o Prof. Doutor Jorge Veríssimo começou por parabenizar os novos alunos pelo seu ingresso “nesta instituição que se preza e se esforça por proporcionar uma formação de excelência”. O Presidente da ESCS fez alusão aos quase 3.000 estudantes que se candidataram aos cursos da Escola na 1.ª Fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior, sublinhando que a instituição consegue “atrair os candidatos de maior potencial”. Neste sentido, o Prof. Doutor António Belo lembrou “aqueles que ficaram de fora”. “Por isso, é importante que vocês aproveitem bem a vossa passagem pela Escola”, defendeu o Presidente do Conselho Pedagógico. A Dr.ª Teresa Torres Martins foi ao encontro desta ideia. “Eu sei que vão ser felizes aqui. Sintam-se privilegiados por terem entrado”, afirmou com orgulho a Administradora dos SAS-IPL, que foi membro da Comissão Instaladora da Escola. Por sua vez, o Prof. Dr. Carlos Nuno, Presidente do Conselho de Representantes, desejou aos novos alunos “uma estadia breve mas feliz”. Em jeito de curiosidade, a Prof.ª Doutora Isabel Simões-Ferreira, Presidente do Conselho Técnico-Científico, recorreu às raízes etimológicas da palavra caloiro, para dirigir algumas palavras à plateia: “vocês são os alunos que renovam a Escola e que asseguram a continuidade da instituição”. Por fim, o Presidente da AE referiu que “os nossos alunos são especiais” porque a Escola “está na vanguarda do mundo”. Pedro Henriques finalizou a sua intervenção, afirmando que “a AE está aqui para ser a vossa voz”.

* Afirmação proferida pelo Prof. Doutor Jorge Veríssimo no seu discurso de boas-vindas.

Atividades extracurriculares

A segunda parte da cerimónia foi conduzida pelos alunos responsáveis pelas atividades extracurriculares da ESCS: o nAV, a ESCS FM, a ESCS Magazine, o número f, o E2 e a escstunis. Os representes dos núcleos apelaram à participação dos alunos recém-chegados nestes projetos, explicando a sua importância pedagógica e experimental.

[Fotografia] Da esq. para a dir.: Ana Carolina Batista e Sofia Jesus (escstunis), Susana Raposo (E2), Catarina Veríssimo (número f), Joana Ochôa (ESCS Magazine), Ricardo Ramos (ESCS FM) e Cláudia Silva (nAV).

Já no discurso de abertura, o Prof. Doutor Jorge Veríssimo havia sublinhado a “componente informal” da ESCS, referindo que a participação nas atividades extracurriculares permitem “treinar competências sociais e aprofundar técnicas”. O Prof. Dr. Carlos Nuno acrescentou, ainda, que “a licenciatura corresponde a uma aprendizagem académica mas também cívica”. Todas as intervenções foram unânimes num ponto: incentivar os novos alunos a participarem na vida da Escola.