Publicado: 21.10.2016

Cinco alunos de Jornalismo foram convidados para conhecer a sede da Comissão Europeia e o Parlamento Europeu, em Bruxelas.

Catarina Caseirito, João Pereira, Luís Fernandes, Maria Bargado e Sandra Matoso foram os cinco escsianos finalistas, do curso de licenciatura em Jornalismo, selecionados para viajar até Bruxelas para conhecer a sede da Comissão Europeia e o Parlamento Europeu.

A iniciativa foi organizada pela Representação da Comissão Europeia em Portugal e juntou 25 estudantes finalistas das áreas do jornalismo, comunicação, relações internacionais e estudos europeus de diversos estabelecimentos de Ensino Superior. Durante três dias, os alunos tiveram a oportunidade de entender o modo de funcionamento daquelas instituições europeias, conhecer o seu serviço de imprensa e audiovisual, assistir a palestras e, ainda, conhecer a cidade de Bruxelas.

A Prof.ª Doutora Fernanda Bonacho, coordenadora da licenciatura em Jornalismo, foi ao aeroporto despedir-se dos alunos, em representação da ESCS.

Catarina Caseirito refere que a experiência “foi muito enriquecedora”, pois os alunos puderam presenciar o funcionamento da “comunicação dentro da Comissão Europeia e com os jornalistas que lá iam em reportagem”, através da visita aos estúdios de televisão e rádio e da conferência de imprensa a que assistiram.

Por sua vez, João Pereira destaca a “oportunidade única” que permitiu expandir os seus horizontes pessoais e profissionais, sublinhando a “apresentação de um cenário desconhecido para a maioria dos estudantes de Jornalismo e Comunicação: um possível local de trabalho onde poderemos vir a ter uma carreira de sucesso”.

Tal como o colega, também Luís Fernandes considera a ideia de poder vir a trabalhar na Comissão Europeia. O escsiano explica que a visita permitiu-lhe compreender melhor a comunidade. “Ainda que a comunidade esteja a trabalhar bem com os jovens, falta saber alcançar os adultos. Falta melhorar a ideia do espírito europeu, que não deve ser só sentido nas ruas ou lojas de Bruxelas”, reflete.

Os alunos, em Bruxelas. Da esq. para a dir.: Luís Fernandes, Sandra Matoso, Maria Bargado, João Pereira e Catarina Caseirito.

Maria Bargado considera que as suas expetativas foram “completamente superadas”. Da experiência, destaca a apresentação de Esther Huerta Garcia sobre a ajuda humanitária e a crise dos refugiados: “conhecer alguém que dedica a sua vida a causas tão nobres foi um momento muito marcante”. Também Catarina e Sandra enalteceram este momento da iniciativa.

Por último, tal como os seus colegas, Sandra Matoso destacou os diversos momentos da iniciativa, desde as palestras, ao serviço audiovisual e de cobertura, passando pela visita à sala de imprensa, onde os alunos tiveram uma “perspetiva completamente diferente” sobre o processo. “Sinto, sinceramente, que foi uma experiência enriquecedora e que se deve continuar a apostar nestas iniciativas para os alunos dos próximos anos terem também esta oportunidade”, conclui.

*Fotografias gentilmente cedidas pelos alunos e pela Prof.ª Doutora Fernanda Bonacho.