Publicado: 04.06.2021

Os estudantes finalistas de Audiovisual e Multimédia foram desafiados a desenvolver peças de comunicação para a Direção-Geral da Saúde, com o objetivo de divulgar o Plano Nacional de Vacinação.

Na sequência de um protocolo de cooperação estabelecido com a Direção-Geral da Saúde (DGS), no âmbito da unidade curricular (UC) de Laboratório de Produção de Conteúdos (LPC), os estudantes do 3.º ano do curso de licenciatura em Audiovisual e Multimédia foram desafiados a desenvolver peças de comunicação, com o objetivo de dar a conhecer o Programa Nacional de Vacinação 2020 (PNV) e de sensibilizar para a importância da vacinação.

Peça de comunicação
Os estudantes Érica Neto, João Jorge, Melissa Rodrigues e Nuno Neca desenvolveram uma peça alusiva ao esquema geral recomendado do Plano Nacional de Vacinação 2020.
Peça de comunicação
A imagem, da autoria do estudante João Jorge, marcará o 56.º aniversário do PNV, a 4 de outubro.

O briefing, desenvolvido em articulação com a Coordenação Nacional do Plano de Vacinação, previa a elaboração de conteúdos para redes sociais, nomeadamente reels e posts para o Facebook da DGS, e material impresso (cartazes) para afixar nos centros de saúde. No decorrer dos trabalhos, os estudantes tiveram um momento de partilha e esclarecimento de dúvidas com a coordenadora nacional do PNV, Dr.ª Teresa Fernandes, o que permitiu o desenvolvimento de competências em contexto de trabalho direto com o cliente.

Jorge Souto, Filipe Lima e Verónica Silva, docentes da disciplina de LPC, orientaram os estudantes durante o projeto. O Prof. Doutor Jorge Souto, docente responsável da UC, revela que “a qualidade dos trabalhos foi muito elogiada pela DGS e foi-nos dito que querem utilizar vários dos trabalhos entregues”. A primeira partilha nas redes sociais foi feita no passado dia 1 de junho, data em que se assinalou o Dia Mundial da Criança, com duas imagens alusivas ao tema. “Dado o sucesso desta parceria, tencionamos reeditá-la no próximo ano letivo, com algumas adaptações”, conclui o docente, com orgulho.

Peça de comunicação
As peças partilhadas pela DGS, no dia Dia Mundial da Criança, da autoria dos estudantes Sara Roberto (à esq.) e Pedro Miguel de Sousa Teixeira (à dir.).