Acesso 2022-2023

Publicado: 12 setembro 2022

A ESCS preencheu a totalidade das vagas e registou um número de candidatos mais de onze vezes superior à oferta disponibilizada, na 1.ª Fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior.

A ESCS preencheu a totalidade das vagas oferecidas, tendo o número de candidatos sido mais de onze vezes superior à oferta.
Fotografia de Meryeli Macedo.

A Direção-Geral do Ensino Superior (DGES) divulgou, este fim-de-semana, os resultados das candidaturas à 1.ª Fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior (CNAES).

Como é habitual, os cursos de licenciatura ministrados na ESCS registaram uma elevada procura (mais de onze vezes superior às vagas oferecidas). Para um total de 334 lugares disponibilizados, concorreram 3728 estudantes e foram colocados 337.
É de referir que, face ao ano passado, a procura dos cursos lecionados em regime pós-laboral verificou um aumento de 73 candidatos, em Publicidade e Marketing (PM), e de 85, em Relações Públicas e Comunicação Empresarial (RPCE).

Já o Índice de Satisfação de Procura foi de 262%, isto é, dos 3728 candidatos, 874 escolheram os cursos da ESCS em 1.ª opção. Em relação aos resultados verificados em 2021, é de notar o aumento deste Índice nos cursos de Jornalismo (de 276% para 300%) e de RPCE em regime pós-laboral (de 77% para 90%).

É, ainda, de salientar que metade dos candidatos (52%) foram colocados em 1.ª opção, o que evidencia a intenção destes ingressarem nas licenciaturas lecionadas na Escola.

Por último, em relação às médias (isto é, classificações dos últimos alunos colocados), os valores estão em linha com o observado nos últimos anos, sendo que o curso de PM foi o que obteve o valor mais elevado (162,5).

“A ESCS deu mostras do percurso de elevada qualidade que tem vindo a percorrer, fruto do esforço e empenhamento de uma equipa multidisciplinar, composta por múltiplos atores, dos quais muito nos orgulhamos”, afirma a Prof.ª Doutora Sandra Miranda, perante os resultados obtidos na 1.ª Fase do CNAES. A Vice-Presidente da Escola acrescenta que “a cultura de inovação permanente e de colaboração contínua entre alunos, professores e não-docentes, a qualidade dos nossos graduados, do nosso corpo docente e da nossa investigação faz da ESCS uma escola de referência na área da Comunicação”. “Aos novos estudantes, que, agora, ingressam na ESCS, damos as boas-vindas e os parabéns fazerem parte desta equipa!”, conclui, com entusiasmo.

Dados: Resultados 2022-2023

Dados da ESCS relativos à 1.ª Fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior.