Publicado: 07.02.2024

Um grupo de estudantes da ESCS integrou a Redação do 5.º Congresso dos Jornalismo.

Três estudantes da Licenciatura e dois do Mestrado em Jornalismo (Eva Santos, Inês Gonçalves, Matilde Sabino, Ruben Bento e Sara Silva) integraram a equipa de Redação do 5.º Congresso dos Jornalistas, que decorreu, entre 18 e 21 de janeiro, no Cinema São Jorge, em Lisboa. Os trabalhos realizados pelos alunos foram publicados no site e nas plataformas de social media do evento.

Consulte, abaixo, as peças produzidas pelos estudantes da ESCS:

Jornalismo de guerra: “Bem-vindos ao inferno” (Texto: Eva Santos e Inês Gonçalves)

Paulo Moura: “Tinha vontade de mudar o mundo” (Inês Gonçalves)

Informação local: resistir apesar de tudo (Texto: Sara Silva / Fotografia: Eva Santos)

Portugal livre 1974-2024: Uma viagem entre o passado e o futuro (Fotografia: Eva Santos)

Dirigentes sindicais trazem crise do Global Media para a porta do Congresso (Fotografia: Eva Santos)

Jornalismo de proximidade, um velho problema (Fotografia: Eva Santos)

5.º Congresso de Jornalistas - Redação (7998x400)

A iniciativa registou, ainda, a participação de docentes na ESCS. O Prof. Francisco Sena Santos (aposentado) integrou a Comissão Executiva do congresso, para além de ter coordenado a equipa de Redação. Já a composição do Conselho Consultivo contou com a Prof.ª Maria José Mata. A docente, com a Prof.ª Fátima Lopes Cardoso, coordenadora da Licenciatura em Jornalismo, esteve, também, envolvida no apoio à equipa de edição do site e da rádio do congresso, enquanto que o Prof. Reinaldo Rodrigues auxiliou nas áreas da fotografia e da multimédia. Por seu lado, a Prof.ª Fernanda Bonacho, coordenadora do Mestrado em Jornalismo, participou como relatora da sessão “A formação e o ensino do jornalismo”, composta por três painéis, um dos quais (“Como ensinar a ser repórter?”) contou com a intervenção do Prof. Paulo Moura.

O E2, programa de televisão da Escola, também esteve presente, fazendo a cobertura do evento.

Texto: Serviço de Comunicação (Gabcom)
Fotografia: Prof. Reinaldo Rodrigues