À descoberta de #UmOutroPaís

Publicado: 05 julho 2021

“Um Outro País”, um projeto transmedia desenvolvido pelo estudante Reinaldo Rodrigues, no âmbito do Mestrado em Audiovisual e Multimédia, dá a conhecer 30 histórias de pessoas que trocaram o litoral pelo interior do país.

No âmbito do trabalho final do curso de mestrado em Audiovisual e Multimédia (AM), o estudante Reinaldo Rodrigues está a desenvolver o projeto transmedia de investigação jornalística “Um Outro País”. O trabalho, orientado pelo Prof. Doutor Jorge Souto, conta, ainda, com a colaboração de uma equipa de Comunicação Multimédia composta por quatro alunos finalistas da licenciatura em AM (Duarte Costa Lopes, Patrícia Silva, Tiago Coelho e Tiago Matos).

A equipa do projeto “Um Outro País”.
Fotografia gentilmente cedida pela equipa do projeto “Um Outro País”.

Visibilidade mediática

“Um Outro País” propõe-se a “compor um retrato atual do interior de Portugal, através das histórias de quem deixou as cidades do litoral para recomeçar a sua vida em zonas interiores do país”, lê-se no site do projeto. Para tal, ao longo do mês de julho, são dadas a conhecer 30 histórias de pessoas que contrariaram a tendência demográfica de desertificação do interior do território nacional. A visibilidade mediática de “Um Outro País” é impulsionada pela publicação dos conteúdos em meios do Global Media Group. Todos os dias, uma história é difundida na rádio TSF (edição da manhã, com repetição à tarde, e site) e nos jornais Diário de Notícias (edição impressa, site e Facebook) e Jornal de Notícias (site e redes sociais), devidamente trabalhada e adaptada às características de cada canal. As histórias podem ser acompanhadas, na íntegra, quer no site quer nas plataformas de social media (Facebook e Instagram) do projeto.

Um projeto inovador

“Trata-se do primeiro projeto transmedia com este fôlego feito em Portugal e um dos poucos no mundo a enquadrar este conjunto diversificado de meios”, assegura Jorge Souto, com orgulho. O coordenador técnico-científico refere, ainda, que “além de inovar na área da Comunicação e de quebrar barreiras”, o trabalho representa “um bom exemplo de articulação entre a licenciatura e o mestrado” em AM. Por fim, o docente sublinha “as potencialidades” do plano de estudos do mestrado, o qual “parte de um pensamento crítico para a ação”.

A primeira história do projeto “Um Outro País” foi lançada no dia 1 de julho.
Imagem: site do projeto “Um Outro País”.