Publicado: 11.05.2022

Narrativas, a nova revista multimédia da ESCS, resulta da união de duas unidades curriculares dos cursos de Jornalismo e de Audiovisual e Multimédia.

foyer do piso -1 da ESCS acolheu, no passado dia 5 de maio, o lançamento da revista multimédia Narrativas. O novo projeto editorial da ESCS surge da vontade de Joana Pontes, que, até ao ano letivo 2020/21, lecionou a unidade curricular (UC) de Narrativas e Guião para Jornalismo, de partilhar os trabalhos que eram desenvolvidos pelos estudantes do curso de licenciatura em Jornalismo. “É a concretização de um sonho antigo […] Tive trabalhos de alunos tão bons, que ficava triste por não os partilharmos”, referiu a antiga docente da ESCS, no evento. Quando, em contexto pandémico, conheceu a Prof.ª Joana Souza, docente de Tecnologia e Programação Web, uma UC do curso de Audiovisual e Multimédia (AM), perceberam que tinham interesses em comum e que, juntas, poderiam criar um projeto em conjunto. “Para mim, foi importante dois cursos colaborarem […] Estes projetos começam informais, acabam por ser acolhidos pela instituição, sair da sala de aula e mudar a cultura da Escola”, frisou a professora de AM.

Joana Souza e Joana Pontes
Joana Souza (à esq.) e Joana Ponte (à dir.), as docentes responsáveis pelo projeto.

Os estudantes de Audiovisual e Multimédia contribuíram, assim, com a criação da identidade visual e do site da Narrativas e os de Jornalismo com os conteúdos jornalísticos. Dois anos letivos depois do início do projeto, este é, agora, apresentado ao público e conta já com quatro edições (duas por ano letivo) e 14 histórias para conhecer. Pretende-se manter a periodicidade das edições, sendo que, no evento, foi desvendada a possibilidade de criar uma parceria com a unidade curricular de Produção Gráfica, da responsabilidade da Prof.ª Susana Araújo, para o lançamento de um número especial em papel.

Lançamento revista Narrativas
O evento de apresentação da revista Narrativas foi conduzido pela Prof.ª Fernanda Bonacho, atual docente da UC de Narrativas e Guião para Jornalismo.

O evento que assinalou o lançamento da revista contou, ainda, com o testemunho dos autores das reportagens e com a apresentação de dois projetos jornalísticos inovadores: o Gerador e a Mensagem de Lisboa.

Acompanhe a revista Narrativas, no Instagram.

Fotografias: Gabcom (Serviço de Comunicação da ESCS)