Ateliê de Captação e Edição Audiovisual

Docente responsável
Docentes que lecionam
Objetivos

Sendo esta a cadeira introdutória ao audiovisual no curso de jornalismo, pretende-se que os alunos consigam adquirir competências básicas de modo a poderem mais tarde aprofundar as matérias em disciplinas mais específicas.

Assim, temos como objectivo dotar os alunos de competências básicas ao nível da compreensão da imagem e do som, e da transformação dos mesmos para vídeo e áudio, de modo a saberem comunicar através das suas edições rudimentares.

Os alunos devem aprender a usar uma câmara de vídeo e dispositivos de gravação de som, assim como plataformas de edição de vídeo e de áudio não lineares, com o objectivo de saberem executar conteúdos jornalísticos simples.

Devem por fim realizar exercícios práticos de captação e edição de som e imagem, com incidência nos formatos jornalísticos.

Competências

• Saber aplicar as leis da composição de imagem em vídeo para entrevistas e outras situações;
• Saber escolher e utilizar equipamento de registo de som para a execução de entrevistas e gravação de outros sons;
• Saber organizar, seleccionar e utilizar os diferentes materiais vídeo e áudio com o intuito de realizar um produto audiovisual simples, único e coerente.