Passar para o conteúdo principal
Submetido por escs a 4 May 2023

A ESCS convida:

Conferência (online) BIGTECHCon: O ativismo pró-consumidor e o anti-consumo em contextos de poder de mercado significativo por parte das grandes empresas tecnológicas

Data: 10 de maio de 2023
Hora: 14h
A conferência decorrerá através da plataforma online Zoom.


Inscrições

A participação é gratuita, mas requer inscrições, através do e-mail nbaptista@escs.ipl.pt.


PROGRAMA

14h — Sessão de boas-vindas
Prof.ª Doutora Maria José Dos–Santos
Prof. Doutor Nuno Baptista

14h10 — Abertura institucional
Prof. Doutor André Sendin (Presidente da ESCS)

14h20 às 14h35 — “Responsabilidade Social Corporativa das Big-Tech Corporate e Greenwashing
Keynote Speaker: Prof.ª Doutora Anna Bouchat (Universidade Católica Portuguesa, Comegi-Universidade Lusíada)
(Chair: Prof. Doutor Nuno Baptista)

14:h35 às 14h:45 — Discussão

14h45 às 15h00 — “O Futuro do Marketing e o Consumerismo”
Keynote Speaker: Prof.ª Doutora Ana Margarida Barreto (Universidade Nova de Lisboa)
(Chair: Prof. Doutor Nuno Baptista)

15h às 15h10 — Discussão

15h10 às 15h25 — “Marketing, Persuasão e Sustentabilidade”
Keynote Speaker: Prof.ª Doutora Teresa Heath (Universidade do Minho)
(Chair: Prof.ª Doutora Maria José Dos–Santos)

15h25 às 15h35 — Discussão

15h35 às 16h10 — “O activismo político na era das Big Techs: liberdade ou manipulação?”
Keynote Speaker: Prof. Doutor Paulo de Morais (Universidade Portucalense)
(Chair: Prof.ª Doutora Maria José Dos–Santos)

16h10 às 16h30 — Discussão

16h30 — Sessão de encerramento
Prof.ª Doutora Maria José Dos–Santos
Prof. Doutor Nuno Baptista


Enquadramento da conferência

A organização das sociedades ocidentais em torno do sistema económico capitalista assenta nos princípios da economia de mercado, da propriedade privada e dos fatores de produção ao serviço do lucro, favorecendo o consumo massificado, onde a aquisição, o uso ou a posse de bens materiais e serviços é entendida pela opinião geral como evidência de sucesso, bem-estar e felicidade. O consumerismo, entendido como ativismo ou um movimento em defesa dos interesses dos consumidores, pode ser encarado com desconfiança por parte das empresas. Contudo, na perspetiva do marketing, é considerado uma oportunidade, uma vez que permite às empresas aprofundar o seu conhecimento sobre os desejos e expetativas dos consumidores. As grandes empresas de base tecnológica (Big-Tech) têm vindo a ser criticadas devido às práticas duvidosas de utilização indevida de dados pessoais dos utentes, de opções de cancelamento do serviço com muito pouca informação aos consumidores, de interferência na vida política, de obsolescência programada dos produtos, e de utilização de mecanismos legais para pagarem reduzidos impostos fora dos seus países de origem. Face a este contexto, importa discutir a resposta do movimento consumerista a este tipo de desafios do mundo atual, e que mecanismos se encontram ao alcance do consumidor para contrariar o poder de mercado excessivo destas empresas. Por outro lado, é igualmente relevante explorar as motivações daqueles consumidores que decidem não consumir os produtos e serviços das Big-Tech. A BIGTECHCon visa unir investigadores e cientistas num contexto interdisciplinar de partilha, discussão e reflexão sobre experiências e resultados de investigação no tópico do ativismo pró-consumidor e o anti-consumo no contexto atual de poder de mercado significativo por parte das Big-Tech.


Notas biográficas

Anna Carolina Boechat

Image
Anna Carolina Boechat

Doutorada em Comunicação Estratégica pela Universidade Nova de Lisboa, avaliada com nota máxima por unanimidade, exerce desde 2019 funções enquanto Professora Auxiliar na Universidade Católica Portuguesa, na Universidade Lusíada e no IADE. É investigadora integrada no Centro de Investigação em Organizações, Mercados e Gestão Industrial (COMEGI) e tem vindo a desenvolver publicações que vão de encontro com as suas principais áreas de investigação: Comunicação Estratégica, Marketing, Marcas, Comportamento do Consumidor, Responsabilidade Social Corporativa e Sustentabilidade. A complementar o espectro académico, possui mais de 10 anos de experiência profissional exclusiva em Marketing e Comunicação.

Ana Margarida Barreto

Image
Ana Margarida Barreto

Ana Margarida Barreto é Professora Auxiliar no departamento de Ciências da Comunicação na Faculdade de Ciências Socias da Universidade Nova de Lisboa. É Doutorada em Ciências da Comunicação na variante de Comunicação Estratégica, e desenvolveu estudos pós-doutorais na Universidade de Tel Aviv. Nos últimos anos foi professora visitante nas seguintes universidades: Kings College of London, Columbia University, University of Texas at Austin and Westminster University. É coordenadora e fundadora do grupo de investigação Comunicação Estratégica e Processos de Tomada de Decisão (CE&PTD) e do Laboratório de Investigação em Comunicação Aplicada (LICA), ambos na ICNOVA. Foi por duas vezes agraciada com o prémio Outstanding Reviewer pela Emerald Literati Network Awards for Excellence.

Teresa Heath

Image
Teresa Heath

Teresa Heath é professora associada com agregação em marketing na Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho, tendo, antes disto, lecionado na Universidade de Nottingham no Reino Unido e sido examinadora externa na Universidade de Sheffield. A sua investigação centra-se no marketing transformativo e sua interseção com a sustentabilidade, consumo e educação. Tem publicado os seus trabalhos em várias revistas científicas, incluindo o Journal of Business Research, Journal of Business Ethics, Marketing Theory, European Journal of Marketing, Journal of Marketing Management e Management Learning. Teresa faz parte do editorial board de revistas científicas de prestígio internacionais, é membra da Education Committee da Academy of Marketing no Reino Unido, e Fellow da Higher Education Academy no Reino Unido.

Paulo de Morais

Image
Paulo de Morais

Paulo de Morais é doutorado em Engenharia e Gestão Industrial pela Universidade do Porto e Professor na Universidade Portucalense. Foi vice-presidente da Câmara Municipal do Porto, de 2002 a 2005, tendo sido responsável pelos pelouros do Urbanismo, Ação Social e Habitação. Integrou o grupo de trabalho para a revisão do Índice de Perceções da Corrupção, levada a cabo pela Transparency International. Foi perito no Comité Económico e Social Europeu. Foi co-fundador e vice-presidente da Direção da Transparência e Integridade, Associação Cívica (TIAC), capítulo nacional da Transparency International. Foi perito do Conselho da Europa em missões internacionais sobre boa governação pública, luta anticorrupção e branqueamento de capitais. É Presidente da Frente Cívica, Associação de Intervenção Cívica, que fundou em 2016. É Presidente da Assembleia Geral da Associação Portugal-Moçambique. Publicou os livros “Porto de Partida, Porto de Chegada”, “Mudar o Poder Local”, “Da Corrupção à Crise”, “Janela do Futuro” e “O Pequeno Livro Negro da Corrupção”.


Comissão de Honra

Prof. Doutor André Sendin (Presidente da ESCS) — Anfitrião da conferência

Prof. Doutor José Cavaleiro Rodrigues (Pró-Presidente do IPL para as áreas de Investigação, Desenvolvimento, Inovação e Empreendedorismo)

Prof.ª Doutora Sandra Miranda (Vice-Presidente da ESCS)

Prof. Doutor Manuel Batista (Vice-Presidente da ESCS)

Conference Chairman

Prof. Doutor Nuno Baptista (ESCS)

Conference Co-chairman

Prof.ª Doutora Maria José Dos-Santos (ESCS)

Comissão Científica

Prof.ª Doutora Sandra Miranda
Prof.ª Doutora Maria José Dos-Santos
Prof. Doutor Nuno Baptista
Prof. Doutor Nelson de Matos
Prof. Doutor Fernando Mata
Prof.ª Doutora Natacha Silva
Prof.ª Alexandra David

Comissão Organizadora

Prof. Doutor Nuno Baptista
Prof.ª Doutora Maria José Dos-Santos


Organização: ESCS