Publicado: 26.10.2012

Os escsianos reuniram-se no Foyer do Piso -1, para assistir à sessão de lançamento do novo website e a um debate, entre ex-alunos da casa, sobre aquilo que fazem melhor: Comunicar.

A Escola Superior de Comunicação Social fez um refresh ao seu antigo website e lançou, no passado dia 18 de outubro, a sua nova ferramenta de comunicação.

O Foyer do Piso -1 encheu para assistir ao lançamento da nova página de internet da Escola. A comunidade escsiana estava curiosa para ver e presenciar mais uma etapa na comunicação da escola. O evento foi acompanhado através das redes sociais. A sessão foi transmitida em direto via livestream. Somou mais de 600 cliques e foi visualizada em Portugal, Alemanha, EUA, Itália, Reino Unido e Turquia.

A cerimónia

A sessão de lançamento do novo website da ESCS teve início com o discurso do Prof. Doutor André Sendin. O Vice-Presidente da ESCS fez o enquadramento histórico das várias fases da comunicação da Escola nos últimos 6 anos. “Agradeço, em nome da ESCS, o empenho e a criatividade de todas as equipas que fizeram parte deste projeto”, finalizou André Sendin, passando a palavra ao Prof. Ricardo Rodrigues. O docente e coordenador do projeto, apresentou o novo website da Escola. Falou das várias etapas do projeto e das equipas que dele fizeram parte. De acordo com Ricardo Rodrigues, este website tem potencialidades e funcionalidades que o antigo não tinha, “de destacar a área de portefólio, que vai ser a nossa montra para o exterior. Vai ser nela que vamos vender os melhores trabalhos que os nossos alunos fazem”. Merecem ainda destaque a agenda, os artigos de opinião e o ADN ESCS. As áreas de investigação dos professores, são também um upgrade importante no novo website, “onde, por exemplo, os alunos de segundo ciclo de mestrado, que têm de escolher um orientador para as suas teses, podem ficar a saber o que é que os professores investigam”, explicou o docente.

Da esquerda para a direita: André Mathez, Joana Veiga, André Sendin, Jorge Miguel Pires e Ricardo Rodrigues.

Desafios da comunicação

Deu-se então início ao debate “Uma conversa sobre os desafios da comunicação online”, que contou com a participação de um painel de três ex-alunos da Escola, moderado por André Sendin. A primeira interveniente no debate foi Joana Veiga, ex-aluna da licenciatura em Relações Públicas e Comunicação Empresarial. A trabalhar atualmente na Wiz Interactive como Diretora de Planeamento Estratégico, abordou o tema falando sobre práticas e tendências da comunicação digital. Deu como exemplos o social costumer care, os produtos complementares e o user generated products. Joana fez questão de destacar que “comunicação digital e aquilo que se faz em planeamento estratégico, não tem só a ver com digital, tem a ver com as pessoas que estão do outro lado”. O segundo orador convidado foi Jorge Miguel Pires, ex-aluno licenciado e meste em Publicidade e Marketing. Para o Brand Strategist da agência BY, “o branding são todas as formas de comunicar e de criar uma mensagem de marca e de fazê-la chegar ao consumidor”. Segundo Jorge, “as marcas têm de apreender o comportamento do consumidor, ser o que eles são, estar onde eles estão, falar como eles falam e fazer o que eles fazem” e são estes quatro pontos que aproximam a marca do consumidor. André Mathez, web designer freelancer, foi o terceiro orador do painel. Para o ex-aluno, os conhecimentos adquiridos no curso de Audiovisual e Multimédia foram muito importantes para a sua experiência profissional. “Foi bom ter uma formação multidisciplinar, porque muitos dos clientes são PME’S e é preciso ter alguma flexibilidade e capacidade para fazer um pouco de tudo”, disse. Fez uma pequena exposição das marcas com as quais colaborou, desenvolveu ou criou projetos. De uma forma geral, resumiu que o “web designer deve procurar a simplicidade, o impacto visual e a eficácia da comunicação”.