Passar para o conteúdo principal

Publicado: 25.06.2026

Saber identificar informação fiável sobre o clima é um desafio crescente. E dominar os conceitos fundamentais para participar de forma informada nas discussões sobre o tema exige cada vez mais preparação.

Num contexto em que a desinformação sobre as alterações climáticas prolifera nos ambientes digitais, a capacidade de compreender informação climática tornou-se uma competência essencial para cidadãos, estudantes, profissionais da comunicação e público geral.

É precisamente para responder a este desafio que a UNESCO, em parceria com o MGIEP (Instituto Mahatma Gandhi de Educação para a Paz e o Desenvolvimento Sustentável da UNESCO), relançou o curso “Navigating Climate Information for Media and Information Literacy” (“Como navegar a informação climática através da literacia mediática”, numa tradução livre), agora disponível em inglês, francês e espanhol.

A Cátedra UNESCO Comunicação, Literacia Mediática e Cidadania, o LIACOM e a Escola Superior de Comunicação Social (ESCS) associam-se à divulgação desta iniciativa internacional que pretende reforçar as competências de literacia mediática aplicadas às questões climáticas.

Uma oferta gratuita desenvolvida por especialistas da UNESCO

Através de módulos interativos e com um ritmo de aprendizagem individualizado, esta formação oferece ferramentas práticas para avaliar fontes, interpretar dados e participar de forma informada e responsável nas discussões climáticas, especialmente em ambiente digital.

Algumas características importantes deste curso:

● Gratuito;
● Interativo;
● Pode ser concluído em 3 a 5 horas;
● Concebido para públicos de todos os contextos e idades (a partir dos 12 anos);
● Disponível online em inglês, francês e espanhol (o acesso é feito através de links diferentes para cada língua); 

No final, os formandos podem receber um certificado da UNESCO e do MGIEP.

Cátedra UNESCO da ESCS comprometida com a literacia climática

O reforço dos conhecimentos para uma ação e comunicação climática responsável e informada é um dos propósitos da Cátedra UNESCO do LIACOM/ESCS, em consonância com o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido na intersecção da comunicação, literacia mediática e cidadania.

Entre as iniciativas recentes da Cátedra na área da educação climática destacam-se:

● A participação no projeto InfoClima, promovido pela ZERO – Associação Sistema Terrestre Sustentável e dedicado a capacitar os jovens universitários para a compreensão dos fundamentos científicos das alterações climáticas e das crises ambientais, bem como para a identificação dos mecanismos de manipulação e desinformação que afetam o debate público sobre o clima. O projeto inclui dinamização de workshops, criação de uma campanha pública e pintura de um mural.

● A criação e disponibilização do ebookJornalismo Climático: Um Guia para Futuros Jornalistas”, um manual que procura apoiar estudantes de Jornalismo que estão a começar a explorar a informação climática e que foi desenvolvido em parceria com a Oslo Metropolitan University (OsloMet), da Noruega. O Guia começa por definir cinco passos para “mergulhar” no jornalismo climático e apresenta dicas de jornalistas com experiência nesta área. Saiba mais sobre este recurso aqui.


Texto da autoria da Cátedra UNESCO Comunicação, Literacia Mediática e Cidadania