Publicado: 14.11.2025

A escsiana Ana Cardoso, mestre em Gestão Estratégica das Relações Públicas (GERP), foi reconhecida com o Prémio de Melhor Trabalho Académico Geral na 14.ª edição dos Prémios do Observatório de Comunicação Interna (OCI). A distinção foi atribuída à sua dissertação intitulada “O contributo do voluntariado corporativo para o employee engagement – O caso da Volkswagen Autoeuropa”.
Os Prémios OCI têm como objetivo valorizar e distinguir as melhores práticas estratégicas de comunicação interna, bem como destacar trabalhos académicos e editoriais que contribuam para o avanço desta área.
A questão de partida — “Como é que o voluntariado corporativo pode contribuir para o employee engagement nas organizações?” (Cardoso, 2024, p. 69) — orientou o percurso de investigação de Ana Cardoso, desenvolvido no âmbito do Mestrado em GERP. A dissertação, defendida no ano passado e agora premiada, contou com a orientação da Prof.ª Doutora Ana Raposo.

Sobre a distinção, Ana Cardoso sublinha a importância do reconhecimento:
“Este prémio representa um enorme reconhecimento do trabalho desenvolvido e da importância que a comunicação interna tem nas organizações. É muito gratificante ver valorizada uma investigação que destaca o papel do voluntariado corporativo no envolvimento e motivação dos colaboradores. Receber esta distinção é, acima de tudo, um incentivo para continuar a explorar formas de tornar as empresas mais humanas, participativas e conscientes do impacto que têm nas suas pessoas. Agradeço profundamente à minha orientadora, professora Doutora Ana Raposo, pela orientação e confiança ao longo de todo o processo, e à Volkswagen Autoeuropa, que me abriu as suas portas para estudar e compreender de perto esta realidade”.
O reconhecimento da escsiana Ana Cardoso reforça a qualidade da formação ministrada na ESCS e o contributo dos seus estudantes e docentes para a produção de conhecimento relevante nas áreas da Comunicação e das Relações Públicas.
Texto da autoria do Serviço de Comunicação (Gabcom).
Fotografias da Ana Cardoso gentilmente cedida pela própria.
Referencia: Cardoso, A.M.F. (2024). O contributo do voluntariado corporativo para o employee engagement: o caso da Volkswagen Autoeuropa. [Dissertação de mestrado, Escola Superior de Comunicação Social]. Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa. http://hdl.handle.net/10400.21/21361
