Publicado: 26.06.2025
O Prof. Francisco José Leandro, docente da Universidade de Macau, visitou a ESCS, ao abrigo de um protocolo de cooperação internacional.
No passado dia 25 de junho, a ESCS recebeu a visita de Francisco José Leandro, Professor Associado da Faculdade de Ciências Sociais da Universidade de Macau. A vinda do docente à Escola realizou-se no âmbito do protocolo de cooperação estabelecido, em 2023, entre o Instituto Politécnico de Lisboa (IPL) e aquela instituição de ensino macaense, o qual visa fortalecer o acordo bilateral nas áreas da Investigação e da Internacionalização.

Durante a visita, o Prof. Doutor Francisco José Leandro ministrou um seminário intitulado “Is China a Global Power?”. Tendo por base a sua mais recente obra, “Is China a Global Power?: The Three Great Walls of the Middle Kingdom”, publicada, em 2025, pela editora Palgrave Macmillan, o docente apresentou uma análise sobre o papel da China no mundo, explorando as dinâmicas políticas, económicas e estratégicas que enquadram o poder da China no cenário internacional contemporâneo atual.

Esta visita reforça o empenho da ESCS e da Universidade de Macau em estreitar laços académicos e científicos. É de referir que, já em fevereiro deste ano, a Direção da ESCS, representada pelo Prof. Doutor André Sendin e pela Prof.ª Doutora Sandra Miranda, havia realizado uma visita à Universidade de Macau, com o objetivo de promover futuras colaborações, nomeadamente, ao nível do desenvolvimento conjunto de projetos de I&D e na dinamização de programas de mobilidade para docentes.
Texto e Fotografia: Serviço de Comunicação (Gabcom)