h1

Mestrados 2022-2023 (2.ª fase)

Publicado originalmente: 08/07/2022

Os mestrados em Audiovisual e Multimédia, em Gestão Estratégica das Relações Públicas e em Jornalismo são dirigidos a licenciados e profissionais na área da Comunicação ou áreas afins.
É de referir que, uma vez concluído o primeiro ano letivo, é possível obter um diploma de pós-graduação.

Candidaturas Online

O processo de candidatura efetua-se exclusivamente online, no período de 10 de agosto a 2 de setembro de 2022.

Portal de Candidaturas Onlinehttps://portal.ipl.pt/escs-cssnet/page

Os candidatos estrangeiros (ensino superior internacional) apenas se podem candidatar, através do Portal de Candidaturas Online, se não estiverem abrangidos pelo Estatuto de Estudante Internacional.

NOTA: Para efetuar a inscrição online, aconselha-se a utilização dos seguintes browsers: Mozilla Firefox ou Google Chrome.

Documentação

Aquando do processo de candidatura, o candidato deverá anexar os seguintes documentos:

Para candidatos nacionais (ensino superior nacional):
• Certificado de habilitações com a estrutura curricular da licenciatura (ECTS e classificações) (documento oficial emitido pelos Serviços Académicos)*;
• Certificado com a média final da licenciatura (documento oficial emitido pelos Serviços Académicos)*;
• Curriculum Vitae (Modelo Europass), com os respetivos comprovativos;
• Carta de motivação (obrigatório para o Mestrado em Gestão Estratégica das Relações Públicas);
• Cartão de Cidadão e Cartão de Contribuinte (apenas para efeitos de candidatura e para fins académicos);
• Fotografia tipo passe.

*Não são aceites declarações de honra, certificados de frequência, nem printscreens dos portais académicos.

Para candidatos estrangeiros (ensino superior internacional), que não sejam abrangidos pelo Estatuto de Estudante Internacional (ou seja, que tenham nacionalidade portuguesa, ou de qualquer estado membro da União Europeia, ou que, a janeiro de 2022, residam, legalmente, em Portugal há, pelo menos, dois anos):

• Cartão de Cidadão ou Passaporte (apenas para efeitos de candidatura e para fins académicos);
• Curriculum Vitae (Modelo Europass), com os repetivos comprovativos;
• Certificado/Tese/Diploma com a média final do curso (documento devidamente autenticado pelo agente consular português no país de origem do diploma e/ou legalizados pela Apostila de Haia, nos termos da Convenção relativa à Supressão da Exigência da Legalização de Atos Públicos Estrangeiros assinada, em Haia, a 5 de outubro de 1961);
• Certificado de habilitações com o discriminativo das disciplinas, créditos ou carga horária e respetivas notas (documento devidamente autenticado pelo agente consular português no país de origem do diploma e/ou legalizados pela Apostila de Haia, nos termos da Convenção relativa à Supressão da Exigência da Legalização de Atos Públicos Estrangeiros assinada, em Haia, a 5 de outubro de 1961);
• Tabela de conversão de notas (obrigatório para candidatos com classificação diferente do ensino superior português, ou seja, distinta de 0 a 20 valores);
• Fotografia tipo passe.

Para candidatos estrangeiros (abrangidos pelo Estatuto de Estudante Internacional):

Os candidatos abrangidos pelo Estatuto de Estudante Internacional deverão consultar todas as informações sobre o processo de candidatura, aqui.

Critérios de seleção

A. Candidatos abrangidos pelo Artigo 7.º (alíneas b), do Regulamento de Frequência e Avaliação do 2.º Ciclo:

• Gestão Estratégica das Relações Públicas

1 – Formação Académica
a. Classificação final de licenciatura (50%)

2 – Curriculum Vitae (20%)
c. Profissional

3 – Adequação da formação e da experiência prévias ao mestrado (20%)

4 – Carta de Motivação (10%)
a. Principais motivações
b. Explicitação do trabalho final a realizar
c. Expetativas académicas e profissionais

• Audiovisual e Multimédia
• Jornalismo

1 – Formação Académica:
a. Classificação final de licenciatura (40%)

2 – Curriculum Vitae (20%)
c. Profissional

3 – Adequação da formação e da experiência prévias ao mestrado (20%)

4 – Entrevista (20%)

B. Candidatos abrangidos pelo Artigo 7.º (alínea c), do Regulamento de Frequência e Avaliação do 2.º Ciclo:

• Gestão Estratégica das Relações Públicas

1 – Curriculum Vitae (50%)
c. Profissional

2 – Adequação da formação e da experiência prévias ao mestrado (40%)

3 – Carta de Motivação (10%)
a. Principais motivações
b. Explicitação do trabalho final a realizar
c. Expetativas académicas e profissionais

• Audiovisual e Multimédia
• Jornalismo

1 – Curriculum Vitae (40%)
c. Profissional

2 – Adequação da formação e da experiência prévias ao mestrado (40%)

3 – Entrevista (20%)

O número de vagas aprovadas para cada curso são:

• Audiovisual e Multimédia: 14
• Gestão Estratégica das Relações Públicas: 7
• Jornalismo: 1

Candidaturas: 10 de agosto a 2 de setembro de 2022
Análise das candidaturas: 8 e 9 de setembro de 2022
Entrevistas (para os candidatos aos mestrados em Audiovisual e Multimédia e em Jornalismo): 8 e 9 de setembro de 2022
Afixação dos resultados provisórios: 14 de setembro de 2022
Reclamações: 15 e 16 de setembro de 2022 (dentro do horário de atendimento dos serviços)
Afixação dos resultados finais: 20 de setembro de 2022
Matrículas: 26 a 29 de setembro de 2022 (os candidatos admitidos serão contactados por e-mail com todas as informações necessárias)

Emolumentos

Candidatura*: 53€

*O pagamento dos emolumentos será efetuado através de referência Multibanco, fornecida no ato da candidatura online, não existindo lugar a reembolso do pagamento efetuado.

A candidatura só será considerada válida se toda a documentação exigida for devidamente anexada no Portal de Candidaturas Online e se o pagamento da taxa de candidatura for realizado no prazo estipulado.

Todas as dúvidas deverão ser remetidas para servicos_academicos@escs.ipl.pt.