Programa MENTori@IPL – ESCS (Mentores)

Programa de Mentoria Interpares 2022/2023

Bem-vindo/a à equipa dos MENTORES da ESCS!

Estamos muito entusiasmados por te ter connosco no arranque do Programa de Mentoria Interpares, neste novo ano letivo 2022/2023!

Está a decorrer, até ao dia 6 de setembro de 2022, o recrutamento de mentores para a 2.ª edição do programa Mentoria@IPL.

Este programa tem como objetivo reforçar as estratégias de integração e vivência académica no ensino superior, assim como o enriquecimento pessoal e académico dos estudantes. O Politécnico de Lisboa (IPL), em conjunto com as suas Escolas, volta a promover no ano letivo 2022/2023 mais uma edição do Mentori@IPL, para facilitar a integração dos estudantes que ingressam no 1.º ano (mentorandos).

Quem pode ser mentor?
Podem inscrever-se como mentores estudantes do 2.º, 3.º ou 4.º anos das Escolas do Politécnico de Lisboa aderentes: ESCS, ESD, ESELx, ESTeSL, ISCAL e ISEL.

Quais as vantagens de ser mentor?
Ao participar no programa, para além de acesso a um conjunto de workshops e atividades que contribuem para o enriquecimento do percurso académico, é, também, uma oportunidade para conhecer colegas das várias Escolas do Politécnico de Lisboa.

O que é necessário para ser mentor?
Os mentores têm de frequentar uma Formação Inicial, com duração de um dia, podendo optar por uma das duas sessões (presenciais), que irão decorrer nos dias 08/09/2022 e 13/09/2022.

Como se podem inscrever os mentores no Mentori@IPL?
Inscrição na formação de dia 8 de setembro
Inscrição na formação de dia 13 de setembro

Para mais informações sobre o programa Mentori@IPL contacte: adavid@escs.ipl.pt

O que precisas de saber sobre o Programa MENTori@IPL – ESCS

Se já és aluno(a) da ESCS há mais de 1 ano e se gostas do contacto e da relação com as pessoas, ESTE PROGRAMA É PARA TI!

O Programa MENTori@IPL – ESCS é um programa institucional que tem como principal objetivo promover a integração académica, pessoal e social dos novos alunos que entrarão na ESCS no presente ano letivo.
É um programa totalmente voluntário, que depende essencialmente do espírito de entreajuda dos mentores e dos seus mentorandos e que deve seguir os Princípios Orientadores da Mentoria Interpares do Instituto Politécnico de Lisboa.

Com o teu envolvimento e empenho, poderás ajudar os caloiros do teu curso a ter uma experiência INESQUECÍVEL no seu primeiro ano!
Poderás apoiar a sua integração na instituição, ajudá-los na criação de relações com outros alunos, dar dicas sobre as aulas/ matéria/professores e dar todo o apoio que for necessário.

Acima de tudo, poderás possibilitar uma experiência única aos caloiros durante este 1.º ano que é, tantas vezes, tão desafiante.

Quanto tempo dura o programa?
Se te inscreveres como mentor, deverás acompanhar um caloiro ao longo de todo ano letivo, principalmente durante o 1.º semestre.

Quais as minhas responsabilidades enquanto mentor?
Enquanto mentor, a tua principal missão é criar e manter uma relação com o(s) caloiro(s) que estiver(em) à tua “responsabilidade” ao longo deste ano, ajudando-os na sua integração na ESCS e facilitando o estabelecimento de uma rede de contactos com outros alunos! De maneira a poderes ajudar os caloiros da melhor forma, deverás participar numa formação para mentores (local, data e hora serão divulgadas após a tua inscrição), que te dará algumas ideias de como criar este primeiro contacto com os alunos, fornecendo ferramentas que te ajudarão a lidar com alguns dos desafios que poderás encontrar ao longo do estabelecimento desta relação.

Ao participares no Programa de Mentoria InterPares IPL-ESCS, ao longo deste ano letivo, terás a possibilidade de incluir esta atividade no teu Suplemento ao Diploma!

Tudo o resto que poderás precisar de saber, será dito após finalizares a tua inscrição.

Poderás encontrar mais informações no site do IPL.

Desafia-te a ti mesmo e junta-te a nós!

Contamos contigo!