h1

Programa MENTori@IPL – ESCS (Mentores)

Bem-vindo/a à equipa dos MENTORES da ESCS!

Estamos muito entusiasmados por te ter connosco no arranque do Programa de Mentoria Interpares, neste novo ano letivo 2023/2024!

Está a decorrer, até ao dia 13 de setembro de 2023, o recrutamento de mentores para a 3.ª edição do programa Mentoria@IPL.

Este programa tem como objetivo reforçar as estratégias de integração e vivência académica no ensino superior, assim como o enriquecimento pessoal e académico dos estudantes. O Politécnico de Lisboa (IPL), em conjunto com as suas Escolas, volta a promover no ano letivo 2023/2024 mais uma edição do Mentori@IPL, para facilitar a integração dos estudantes que ingressam no 1.º ano (mentorandos).

Quem pode ser mentor?
Podem inscrever-se como mentores estudantes do 2.º, 3.º ou 4.º anos das Escolas do Politécnico de Lisboa aderentes: ESCS, ESD, ESELx, ESTeSL, ISCAL e ISEL.

Quais as vantagens de ser mentor?
Ao participar no programa, para além de acesso a um conjunto de workshops e atividades que contribuem para o enriquecimento do percurso académico, é, também, uma oportunidade para conhecer colegas das várias Escolas do Politécnico de Lisboa.

O que é necessário para ser mentor?
Os mentores têm de frequentar uma formação Inicial com duração de um dia.

Como se podem inscrever os mentores no Mentori@IPL?
Através do formulário de inscrição, até ao dia 8 de setembro de 2023.

Para mais informações sobre o programa Mentori@IPL contacte: adavid@escs.ipl.pt

O que precisas de saber sobre o Programa MENTori@IPL – ESCS

Se já és aluno(a) da ESCS há mais de 1 ano e se gostas do contacto e da relação com as pessoas, ESTE PROGRAMA É PARA TI!

O Programa MENTori@IPL – ESCS é um programa institucional que tem como principal objetivo promover a integração académica, pessoal e social dos novos alunos que entrarão na ESCS no presente ano letivo.
É um programa totalmente voluntário, que depende essencialmente do espírito de entreajuda dos mentores e dos seus mentorandos e que deve seguir os Princípios Orientadores da Mentoria Interpares do Instituto Politécnico de Lisboa.

Com o teu envolvimento e empenho, poderás ajudar os caloiros do teu curso a ter uma experiência INESQUECÍVEL no seu primeiro ano!
Poderás apoiar a sua integração na instituição, ajudá-los na criação de relações com outros alunos, dar dicas sobre as aulas/ matéria/professores e dar todo o apoio que for necessário.

Acima de tudo, poderás possibilitar uma experiência única aos caloiros durante este 1.º ano que é, tantas vezes, tão desafiante.

Quanto tempo dura o programa?
Se te inscreveres como mentor, deverás acompanhar um caloiro ao longo de todo ano letivo, principalmente durante o 1.º semestre.

Quais as minhas responsabilidades enquanto mentor?
Enquanto mentor, a tua principal missão é criar e manter uma relação com o(s) caloiro(s) que estiver(em) à tua “responsabilidade” ao longo deste ano, ajudando-os na sua integração na ESCS e facilitando o estabelecimento de uma rede de contactos com outros alunos! De maneira a poderes ajudar os caloiros da melhor forma, deverás participar numa formação para mentores (local, data e hora serão divulgadas após a tua inscrição), que te dará algumas ideias de como criar este primeiro contacto com os alunos, fornecendo ferramentas que te ajudarão a lidar com alguns dos desafios que poderás encontrar ao longo do estabelecimento desta relação.

Ao participares no Programa de Mentoria InterPares IPL-ESCS, ao longo deste ano letivo, terás a possibilidade de incluir esta atividade no teu Suplemento ao Diploma!

Tudo o resto que poderás precisar de saber, será dito após finalizares a tua inscrição.

Poderás encontrar mais informações no site do IPL.

Desafia-te a ti mesmo e junta-te a nós!

Contamos contigo!

Footer PRR