Publicado: 24.04.2024

Três estudantes finalistas da licenciatura em Publicidade e Marketing viajaram até Liubliana, acompanhadas pelo Prof. João Ferreira do Rosário, para representar a ESCS no projeto europeu Businet International Trade Mission.

Ana Cardoso, Beatriz Sousa e Giovanna Paletta, estudantes do 2.º ano do curso de licenciatura em Publicidade e Marketing (PM), acompanhadas pelo Prof. Doutor João Ferreira do Rosário, viajaram até Liubliana, na Eslovénia, com o intuito de representar a ESCS em mais uma edição do projeto europeu Businet International Trade Mission, que, este ano, decorreu no GEA College, entre os dias 10 e 15 de março.
O Prof. Doutor André Sendin e a Prof.ª Doutora Sandra Miranda, Presidente e Vice-Presidente da ESCS, respetivamente, também se juntaram à comitiva portuguesa, aquando da Trade Fair, uma das atividades que compôs o programa do encontro.

International Trade Mission 2024 (400x400) - 1
As estudantes da ESCS na atividade Taste My Country.

A iniciativa, promovida pela rede internacional Businet, juntou 97 estudantes, acompanhados por 19 docentes, de 12 instituições de Ensino Superior europeias (Espanha, Bélgica, França, Lituânia, Países Baixos, Portugal e Eslovénia) e visou proporcionar aos alunos uma experiência real de internacionalização. É de referir que a ESCS é a única instituição de Ensino Superior portuguesa a integrar o projeto.

Experiência internacional

O pontapé de saída do projeto foi dado, no início de 2024, com os primeiros contactos estabelecidos entre os grupos de estudantes dos diversos estabelecimentos de ensino e os participantes da instituição anfitriã, os quais foram distribuídos pelos vários grupos das escolas visitantes, de forma a auxiliá-los com questões relacionadas com o mercado esloveno, como a identificação de potenciais parceiros de negócio, formas de diálogo, entre outras.

Já presencialmente, os estudantes eslovenos ajudaram nas visitas a potenciais empresas importadoras e colaboraram na organização das várias atividades. Por sua vez, coube aos alunos das instituições visitantes a identificação prévia de empresas nacionais interessadas em exportar para a Eslovénia e a definição da estratégia de divulgação daquelas, através da formulação de um pitch sobre os respetivos produtos. No caso português, os membros da ESCS representaram a marca de refrigerantes Sumol, da empresa Sumol+Compal.

International Trade Mission 2024 (400x400) - 2
As estudantes da ESCS no pitch de apresentação da marca Sumol.

Por fim, a instituição anfitriã acolheu as comitivas europeias para uma semana de atividades dirigida aos estudantes, entre as quais: o evento Taste My Country, um momento de convívio e degustação, em que os grupos partilharam iguarias dos respetivos países; uma tour pela cidade, organizada pelos alunos eslovenos; a apresentação (pitch) aos professores das empresas representadas, na qual os grupos focaram aspetos relevantes, tais como a descrição da empresa, oferta, mercado-alvo e vantagem competitiva; e a Trade Fair, com a apresentação da oferta das 25 empresas, que teve lugar no Austria Trend Hotel Ljubljana, onde todos os estudantes e professores estavam hospedados.

Balanço “[novamente] extremamente positivo”

O Prof. Doutor João Ferreira do Rosário refere que, aquando do pitch, “o grupo da ESCS foi muito elogiado, tendo até sido destacada a apresentação e a qualidade do conteúdo”. No rescaldo da iniciativa, o docente considera que o balanço da participação da Escola na iniciativa foi “mais uma vez, extremamente positivo”, destacando “o networking de alunos e professores” e a oportunidade de os estudantes trabalharem com “empresas reais, num projeto que lhes deu uma primeira experiência de cariz profissional num ambiente de internacionalização, através da apresentação das empresas e dos produtos, do contacto com potenciais importadores e da presença numa Trade Fair”.

International Trade Mission 2024 (798x400)
O Presidente da ESCS, Prof. Doutor André Sendin, e a Vice-Presidente, Prof.ª Doutora Sandra Miranda, também marcaram presença no certame.

Texto gentilmente cedido pelo Prof. Doutor João Ferreira do Rosário e editado pelo Serviço de Comunicação (Gabcom).
Fotografia gentilmente cedidas pelo Prof. Doutor João Ferreira do Rosário.