Publicado: 14.03.2024

“Planeta ESCS: Uma viagem à economia circular” foi o mote do primeiro bootcamp que a Escola organizou sobre Sustentabilidade e Economia Circular.

No passado dia 8 de março, a comunidade escolar embarcou numa viagem inaugural ao fascinante Planeta ESCS. A Sustentabilidade e a Economia Circular foram o fio condutor de uma jornada de partilha entre estudantes, os alumni João Garrido e Tiago Marques, professores, colaboradores e a empresa Delta.
Para o check-in da primeira edição deste bootcamp, a ESCS contou com a colaboração da Associação de Estudantes, do Conselho Eco-Escolas da Escola e da Matchpointeam e, ainda, com o apoio da Unfuel e da InterContinental Lisbon.

Bootcamp "Planeta ESCS" (798x400) - 1
“Planeta ESCS: Uma viagem à economia circular” foi o tema do I Bootcamp sobre Sustentabilidade e Economia Circular”.

Entre palestras e debates, em que foram abordados novos conceitos, e atividades de grupo, os participantes do bootcamp foram desafiados a repensar a sua relação com os recursos e a adotar uma abordagem mais holística e regenerativa no que diz respeito às práticas quotidianas.
Neste âmbito, a Economia Circular foi apresentada, pelo Prof. Sérgio Sousa, não apenas como uma teoria distante, mas antes como uma filosofia acessível, capaz de transformar não só o Planeta ESCS, mas também o mundo.

Nesta viagem, que incluiu experiências práticas, os estudantes imergiram num processo de design thinking e de brainstorming em grupo, em que ideias fervilhantes e criativas fluíram livremente. Os conceitos foram ganhando forma e, com o apoio dos mentores, resultaram em apresentações breves, objetivas e cativantes.

Bootcamp "Planeta ESCS" (798x400) - 2
Os grupos de trabalho desenvolveram ideias em prol de um futuro mais sustentável.

Ao “subirem ao palco”, os estudantes tiveram a oportunidade de efetivar as suas ideias, enfatizando o poder da criação, da cocriação e da inovação, resultado do trabalho desenvolvido ao longo do dia.

No encerramento desta primeira, e motivadora, viagem ao Planeta ESCS, a organização do evento está confiante de que este conjunto de experiências vivenciadas no bootcamp são os primeiros alicerces para um futuro mais promissor e sustentável, mas também mais criativo.

Texto: Texto gentilmente cedido pela organização do Bootcamp e editado pelo Serviço de Comunicação (Gabcom).
Fotografia: nAV