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Fundamentos de Marketing
Submetido por escs a 21 July 2021
Área Científica

EPM

Estudos em Publicidade e Marketing

Horas
3
ECTS
5
Docente responsável
Docentes que lecionam
Objetivos

Os objetivos desta disciplina centram-se:

(1) Na definição e evolução histórica do conceito de marketing;

(2) No desenvolvimento dos conceitos-chave, dos princípios e dos métodos de trabalho em marketing;

(3) No processo de marketing;

(4) Na integração da função marketing na gestão estratégica empresarial em vários contextos organizacionais;

(5) Na relação marketing estratégico e marketing operacional;

(6) Na relação da gestão do marketing-mix (produto, preço, placement e comunicação) com a gestão do marketing relacional (consumidor, cliente, concorrente, fornecedores, grupos de pressão/influência e funcionários da própria instituição);

(7) Na abordagem às áreas temáticas emergentes do marketing.

Competências

Pretende-se que os alunos:

(1) Desenvolvam reflexão crítica do que é o marketing e suas variáveis;

(2) Compreendam a importância do marketing na orientação estratégica das organizações modernas;

(3) Sejam capazes de distinguir a visão estratégica da visão operacional de marketing e compreendam a sua importância e competências;

(4) Sejam capazes de analisar o mercado, os planos de produto, preço, distribuição e comunicação e compreendam a importância destas variáveis na gestão do marketing relacional;

(5) Sejam capazes de desenvolver e operacionalizar metodologias de análise das oportunidades de mercado e de otimização da ação comercial da empresa;

(6) Consigam, através de uma metodologia pedagógica de natureza ativa e interativa, evoluir do “conhecimento teórico” para o “conhecimento prático”.