Projetos de Investigação

Linha de Investigação 1 — Media, Cultura e Tecnologia

A linha de investigação Media, Cultura e Tecnologia desenvolve investigação de natureza multidisciplinar no âmbito do jornalismo e multimédia; dos interfaces entre cultura, história, tecnologia e políticas públicas, bem como dos estudos de produção e receção mediática.

Coordenadora: Prof.ª Doutora Margarida Carvalho (mcarvalho@escs.ipl.pt)

Linha de Investigação 2 — Comunicação, Estratégias e Criatividade

A linha de investigação Comunicação, Estratégias e Criatividade centra a sua atividade no campo das práticas comunicacionais que envolvem as organizações e os stakeholders, cruzando as seguintes áreas do saber: comunicação organizacional, relações públicas, marketing, cultura corporativa e publicidade.

Coordenador: Prof. Doutor João Rosário (jrosario@escs.ipl.pt)


A Linha de Investigação 1 integra os seguintes projetos de investigação:


Nome: Living Lab on Media Content and Platforms

Sinopse: Este projeto tem como objetivo a exploração e o aprofundamento da compreensão do comportamento online dos indivíduos, incluindo os fenómenos de media multitasking e de crossmedia. O projeto pretende estudar a utilização da Internet e dos novos media, em Portugal, com recurso a técnicas de registo de comportamento, a partir de um painel de utilizadores, combinando-as com as técnicas de inquirição, habitualmente utilizadas.

Financiamento: projeto financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT)

Coordenador: Prof. Doutor Filipe Montargil (fmontargil@escs.ipl.pt)

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Nome: Narrativas e Experiência do Lugar: Bases para um Museu da Paisagem

Sinopse: Este projeto tem como objetivo encontrar soluções para comunicar a temática da paisagem a diferentes públicos. O projeto propõe a abertura de um espaço de diálogo sobre Paisagem entre os vários atores de um território através do desenvolvimento de uma plataforma digital de cariz museológico. Esta plataforma constitui-se como um protótipo de um futuro Museu da Paisagem.

Financiamento: projeto financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT)

Coordenador: Prof. Doutor João Abreu (jabreu@escs.ipl.pt)

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Nome: Arquivo de Memória Oral das Profissões da Comunicação

Sinopse: Este projeto visa criar um repositório de memórias orais dos profissionais das várias áreas da comunicação. O projeto pretende constituir-se como um repositório de referência de património imaterial respeitante às profissões da comunicação, aberto à sociedade civil e à comunidade académica.

Financiamento: projeto financiado pelo Instituto Politécnico de Lisboa (IPL)

Coordenadora: Profª. Doutora Júlia Leitão de Barros (jbarros@escs.ipl.pt)


Nome: One More Place? Aplicação Móvel para a visita e exploração da paisagem

Sinopse: Este projeto propõe o desenvolvimento de um protótipo funcional de uma aplicação móvel de apoio à visita de lugares com valor paisagístico. Este protótipo é a infraestrutura para o desenvolvimento seguinte de uma aplicação que pretende trazer para o quotidiano dos seus utilizadores conteúdos sobre a paisagem, a sua leitura, memória, narrativa e experiência.

Financiamento: projeto financiado pelo Instituto Politécnico de Lisboa (IPL)

Coordenador: Prof. Doutor Luís Monteiro (lmonteiro@escs.ipl.pt)


Nome: One More Story: Conteúdos Transmediáticos para a Experiência da Paisagem

Sinopse: Este projeto visa desenvolver conteúdos escritos, fotográficos, áudio e vídeo para uma aplicação móvel participativa de apoio à visita de lugares com valor paisagístico. Pretende-se igualmente a criação de uma metodologia de inventariação e documentação de “pontos de paisagem” e o seu registo escrito e audiovisual.

Financiamento: projeto financiado pelo Instituto Politécnico de Lisboa (IPL)

Coordenadora: Prof.ª Doutora Helena Pina (hpina@escs.ipl.pt)


Nome: Representações de Países Lusófonos nos Media Portugueses

Sinopse: Este projeto trata da cobertura jornalística de atos eleitorais de países lusófonos por órgãos de comunicação social (OCS) portugueses. O projeto propõe-se investigar a cobertura das eleições legislativas, autárquicas e presidenciais de Cabo Verde e identificar as razões que sustentam as decisões editoriais dos OCS analisados que se refletem na fraca visibilidade destas eleições.

Financiamento: projeto financiado pelo Instituto Politécnico de Lisboa (IPL)

Coordenadora: Prof.ª Doutora Anabela de Sousa Lopes (alopes@escs.ipl.pt)


Nome: Representações de Países Lusófonos nos Media Portugueses − As Eleições Angolanas de 2017

Sinopse: Este projeto propõe-se analisar a cobertura pelos media portugueses do ato eleitoral que decorreu em Angola a 23 de agosto de 2017. Este projeto procurará apurar nomeadamente que opções editoriais é que pautaram a referida cobertura e qual a imagem da classe política e do sistema político angolano construída.

Financiamento: projeto financiado pelo Instituto Politécnico de Lisboa (IPL)

Coordenadora: Prof.ª Doutora Anabela de Sousa Lopes (alopes@escs.ipl.pt)


Nome: Transliteracia Jornalística: Até que o Mundo Fique Tal como É

Sinopse: Este projeto pretende contribuir para a transliteracia jornalística dos jovens. O objetivo principal deste projeto é munir os jovens de ferramentas para descodificar as notícias, questionar o consumo passivo de informação e alimentar uma postura crítica e construtiva adequada aos desafios da cultura contemporânea informativa.

Financiamento: projeto financiado pelo Instituto Politécnico de Lisboa (IPL)

Coordenadora: Prof.ª Doutora Fernanda Bonacho (fbonacho@escs.ipl.pt)


Nome: Representações de países lusófonos nos media portugueses − as eleições em Timor-Leste, no Brasil e nos PALOP em 2018

Sinopse: Este estudo propõe-se analisar a cobertura dos atos eleitorais que decorrem em Timor-Leste, no Brasil e nos PALOP no ano de 2018. O projeto dá sequência a um estudo mais alargado, iniciado em 2016, sobre a cobertura jornalística das eleições legislativas e autárquicas em Cabo Verde e das eleições gerais angolanas. Subjacente a este estudo está a intenção de criar um Observatório de Notícias de cariz político-partidário sobre os países lusófonos, para o qual pretende dar um contributo fundamental.

Financiamento: projeto financiado pelo Instituto Politécnico de Lisboa (IPL)

Coordenadora: Prof.ª Doutora Maria José Mata (mmata@escs.ipl.pt)


A Linha de Investigação 2 integra os seguintes projetos de investigação:


Nome: Comunicação das Marcas nas Redes Sociais: Preditores de Engagement

Sinopse: Projeto com o objetivo de validar os preditores do envolvimento dos fãs com as páginas de Facebook das suas marcas preferidas, através de uma triangulação metodológica com recurso aos métodos qualitativo e quantitativo.

Financiamento: projeto financiado pelo Instituto Politécnico de Lisboa (IPL)

Coordenadora: Prof.ª Doutora Ana Teresa Machado (amachado@escs.ipl.pt)


Nome: A Comunicação em OSC: do Conhecimento ao Reconhecimento

Sinopse: Este Projeto tem como objetivo compreender como é entendido o papel da comunicação na construção da identidade das Organizações da Sociedade Civil (OSC). Deste modo, procura-se perceber de que forma a gestão da comunicação contribui para o conhecimento e reconhecimento destas organizações junto dos seus principais stakeholders e, de forma específica, junto das comunidades em que atuam.

Financiamento: projeto financiado pelo Instituto Politécnico de Lisboa (IPL)

Coordenadora: Prof.ª Doutora Mafalda Eiró-Gomes (agomes@escs.ipl.pt)


Nome: “Comunicação” nas Federações Desportivas: o Estado da Arte em Portugal

Sinopse: Este Projeto que tem como objetivo compreender o papel da comunicação na construção da identidade das Federações com estatuto de utilidade pública desportiva. Assim, é analisado o entendimento que os dirigentes destas organizações fazem do papel e funções dos profissionais de comunicação estratégica no âmbito das mesmas.

Financiamento: projeto financiado pelo Instituto Politécnico de Lisboa (IPL)

Coordenadora: Prof.ª Doutora Mafalda Eiró-Gomes (agomes@escs.ipl.pt)


Nome: Avaliação da atratividade turística da cidade de Lisboa: Sentimentos & Desempenho, duas abordagens metodológicas

Sinopse: Obtenção de insights sobre a competitividade da cidade de Lisboa em termos de atratividade enquanto destino turístico através de duas abordagens metodológicas, Análise de Sentimentos (feedback dos turistas sobre museus e monumentos mais visitados de Lisboa) e Modelo Importância/Desempenho (avaliação de importância e desempenho de um conjunto de características de uma cidade como destino turístico).

Financiamento: projeto financiado pelo Instituto Politécnico de Lisboa (IPL)

Coordenador: Prof. Doutor João Rosário (jrosario@escs.ipl.pt)


Nome: Nutrição na palma da mão: Engagement, comunicação e impacto das aplicações

Sinopse: O projeto ECINA visa aprofundar o conhecimento acerca da relação entre a tecnologia mobile, a nutrição e o engagement e explorar, entre outros, o papel das aplicações móveis de nutrição na comunicação nutricionista-paciente e na adoção de comportamentos alimentares saudáveis.

Financiamento: projeto financiado pelo Instituto Politécnico de Lisboa (IPL)

Coordenadora: Prof.ª Doutora Ana Cristina Antunes (aantunes@escs.ipl.pt)


Nome: Observatório de Publicidade em Saúde e Beleza

Sinopse: o projeto consubstancia-se na criação de um Observatório da Publicidade, que pretende avaliar a adaptação da publicidade às tendências sociais, nomeadamente à crescente preocupação com a saúde ligada à alimentação e beleza. Em particular, pretende-se estudar a publicidade a produtos alimentares e de beleza cujos apelos estejam centrados nos valores da saúde, bem como a adaptação das mensagens publicitárias destas categorias de produto a novos conteúdos e meios de comunicação.

Financiamento: projeto financiado pelo Instituto Politécnico de Lisboa (IPL)

Coordenador: Prof. Doutor Jorge Veríssimo (jverissimo@escs.ipl.pt)


Nome: Comunicação e Cidadania Corporativa (3C’s)

Sinopse: este projeto tem como objetivo conhecer, refletir e discutir como são entendidos pelas empresas associadas do GRACE – Grupo de Reflexão e Apoio à Cidadania Empresarial os conceitos de Responsabilidade Social Corporativa, Impacto Social e Cidadania Corporativa, bem como, de que formas cumprem o desiderato da “Responsabilidade Corporativa, do Investimento Social ou da Cidadania Corporativa” e como expressam esta missão, identificando quais as estratégias, táticas e ações que o consubstanciam.

Financiamento: projeto financiado pelo Instituto Politécnico de Lisboa (IPL)

Coordenador: Prof.ª Doutora Mafalda Eiró-Gomes (agomes@escs.ipl.pt)