Intercâmbio: Brasil

Os interessados em estudar no Brasil durante o 2.º semestre do ano académico de 2010/2011 deverão entregar os seus documentos no Gabinete de Relações Internacionais da ESCS.
Decorrente do estabelecimento de Acordos Bilaterais entre o Instituto Politécnico de Lisboa e Instituições de Ensino Superior do Brasil, estudantes da ESCS poderão apresentar a sua candidatura a um período de mobilidade de um semestre ou de um ano em várias universidades brasileiras.

 

Propinas
Ao abrigo dos referidos Acordos de Intercâmbio, os estudantes estarão isentos do pagamento de qualquer propina na Instituição de Acolhimento, mantendo apenas o pagamento de propinas na ESCS. Contudo, qualquer outra despesa resultante do período de mobilidade – deslocação, alojamento, seguro de saúde, etc. – será da inteira responsabilidade do estudante. Mais se informa que o IPL não fornece qualquer Bolsa de Estudo aos estudantes que se candidatem a este Programa de Intercâmbio.

 

Seleção dos candidatos
A seleção dos estudantes em intercâmbio será da responsabilidade das Instituições de Acolhimento, conforme a disponibilidade para acolher estudantes em mobilidade e o perfil dos candidatos. No entanto, os estudantes interessados em participar neste programa de mobilidade deverão sempre deslocar-se ao Gabinete de Relações Internacionais da ESCS, de forma a ser estabelecido o primeiro contacto institucional junto da universidade do Brasil.
Tendo em conta a documentação requerida pelas universidades brasileiras (curriculum vitae, cartas de recomendação, histórico escolar, etc.) e os naturais procedimentos burocráticos – como o Visto de Estudante – recomenda-se vivamente aos potenciais interessados que iniciem o seu procedimento de candidatura com a maior brevidade possível.
Os estudantes interessados em apresentar candidatura ao programa de mobilidade deverão consultar o site da respetiva universidade e reunir a documentação requerida. Por sua vez, o Gabinete de Relações Internacionais da ESCS encarregar-se-á de enviar a referida documentação para a universidade brasileira.