Recursos Humanos

Contratação

Contratação de pessoal docente, especialmente contratado e constituição de “Bolsa de Recrutamento”

Neste momento, encontram-se a decorrer os seguintes processos de contratação:

Secção: Audiovisual e Multimédia

1. Assistente Convidado (contrato anual a tempo parcial de 55%) para lecionar as unidades curriculares de Comunicação Gráfica, da Licenciatura em Relações Públicas e Comunicação Empresarial; de Design Gráfico e de Projeto e Portefólio, da Licenciatura em Audiovisual e Multimédia.
Perfil: Formação superior em Audiovisual e Multimédia. Experiência profissional em Design Gráfico e Comunicação Multimédia. Experiência de docência no Ensino Superior e investigação na área da Comunicação Audiovisual e Multimédia. Conhecimentos avançados de Adobe InDesign, Adobe Illustrator e Adobe Xd. Conhecimentos sólidos em desenho de interfaces, experiência do utilizador, programação front-end, ferramentas de autoria multimédia (i.g. HTML5, CSS3, JavaScript e Adobe Creative Cloud), acessibilidade, usabilidade e captação e edição de fotografia e vídeo.

2. Assistente Convidado (contrato anual a tempo parcial de 55%) para lecionar as unidades curriculares de Comunicação Gráfica, da Licenciatura em Relações Públicas e Comunicação Empresarial; de Design Gráfico e de Projeto e Portefólio, da Licenciatura em Audiovisual e Multimédia; de Comunicação, Arte e Design, do Mestrado em Gestão Estratégica das Relações Públicas; de Design de Identidade e de Curso Preparatório, do Mestrado em Audiovisual e Multimédia.
Perfil: Formação Superior em Audiovisual e Multimédia. Grau de Mestre. Formação em Tipografia e História do Design Gráfico. Experiência profissional em Design Gráfico, Design Editorial e Design de Identidade. Experiência de docência no Ensino Superior e investigação na área do Design. Conhecimentos avançados de Adobe InDesign, Adobe Photoshop, Adobe Illustrator e Glyphs.

3. Professor Adjunto Convidado (contrato anual a tempo parcial de 55%) para lecionar as unidades curriculares de Comunicação Áudio e de Interação em Tempo Real, da Licenciatura em Audiovisual e Multimédia, e de Laboratório de Edição Multimédia, da Licenciatura em Relações Públicas e Comunicação Empresarial.
Perfil: Grau académico superior na área do som, música ou multimédia, com doutoramento ou título de especialista. Experiência profissional em registo e pós-produção de áudio e em desenvolvimento e implementação de projetos de comunicação, no formato de aplicações multimédia para experiências interativas em tempo real. Experiência de docência no Ensino Superior na área do Audiovisual e Multimédia. Conhecimentos avançados de Protools. Conhecimentos em programação front-end, ferramentas de autoria e linguagens de programação para o desenho e processamento da interação com kits de desenvolvimento baseados em microcontroladores, sensores e câmaras (e.g. Arduino, SuperCollider, Pure Data, Processing, OpenFrameWirks, Xcode e P5.js).

4. Assistente Convidado (contrato anual a tempo parcial de 40%) para lecionar as unidades curriculares de Laboratório Audiovisual, de Guionismo e Narrativas Digitais e de Video Post-Production, da Licenciatura em Audiovisual e Multimédia.
Perfil: Formação superior em Audiovisual e Multimédia com experiência profissional relevante, pelo menos 10 anos, em particular nas áreas da escrita, produção, realização e pós-produção de projetos ficcionais digitais. Bom domínio escrito e falado da língua Inglesa. Experiência de docência no Ensino Superior na área do audiovisual.

5. Professor Adjunto Convidado (contrato anual a tempo parcial de 30%) para lecionar as unidades curriculares de Comunicação Audiovisual (conceção), de Comunicação Audiovisual (desenvolvimento) e de Curso Preparatório, do Mestrado em Audiovisual e Multimédia; de Dramaturgia e de Pitching, da Pós-Graduação em Storytelling.
Perfil: Doutoramento ou título de especialista na área do Audiovisual e Multimédia. Experiência profissional relevante em Audiovisual, pelo menos 10 anos, em particular nas áreas da escrita, guionismo e produção de conteúdos de projetos ficcionais para digital e televisão. Experiência de docência no Ensino Superior na área do Audiovisual.

6. Assistente Convidado (contrato semestral a tempo parcial de 20% – 2.º semestre) para lecionar a unidade curricular de Realidade Aumentada, da Licenciatura em Audiovisual e Multimédia.
Perfil: Formação superior em design de interação, comunicação multimédia ou engenharia informática. Experiência profissional na área do desenvolvimento e implementação de aplicações multimédia interativas (e.g. realidade aumentada, virtual ou mista), gestão de projetos multimédia. Conhecimentos em programação front-end, back-end e ferramentas de autoria para a criação de conteúdos e protótipos para ambientes de realidade aumentada (e.g. C# e Unity3D).

7. Professor Adjunto Convidado (contrato anual a tempo parcial de 30%) para lecionar as unidades curriculares de Ateliê de Captação e Edição Audiovisual (áudio), da Licenciatura em Jornalismo, e de Laboratório de Produção Multimédia, da Licenciatura em Publicidade e Marketing.
Perfil: Formação superior em Audiovisual e Multimédia. Grau de Mestre. Formação em Sound Design para audiovisual. Experiência profissional relevante em Audiovisual, pelo menos 10 anos, em particular nas áreas do Sound Design, Edição, Tratamento e Mistura de Som para géneros ficcionais e documentais. Experiência como docente no Ensino Superior em unidades curriculares relacionadas com o registo e mistura de áudio. Conhecimentos avançados de Avid e Protools.

8. Professor Adjunto Convidado (contrato semestral a tempo parcial 10% – 1.º semestre) para lecionar a unidade curricular de Comunicação, Tecnologia e Novos Média, do Mestrado em Audiovisual e Multimédia.
Perfil: Doutoramento, com experiência de docência e investigação nas áreas da Comunicação e Novos Média. Experiência de orientação de estudos ao nível do mestrado na área de Audiovisual e Multimédia.

Secção: Ciências da Comunicação

1. Assistente Convidado (contrato anual a tempo parcial de 50%) para lecionar a unidade curricular de Sociologia da Comunicação, das Licenciaturas em Audiovisual e Multimédia e em Jornalismo.
Perfil: Licenciatura e Mestrado em Ciências Sociais ou da Comunicação. Curriculum científico, privilegiando-se a experiência docente no Ensino Superior, bem como produção científica na mesma área de estudos.

2. Assistente Convidado (contrato anual a tempo parcial de 45%) para lecionar a unidade curricular de Sociologia da Comunicação, das Licenciaturas em Relações Públicas e Comunicação Empresarial (diurno e pós-laboral) e em Publicidade e Marketing (pós-laboral).
Perfil: Licenciatura e Mestrado em Ciências Sociais ou da Comunicação. Curriculum científico, privilegiando-se a experiência docente no Ensino Superior, bem como produção científica na mesma área de estudos.

Secção: Ciências Humanas

1. Assistente Convidado (contrato anual a tempo parcial de 50%) para lecionar as unidades curriculares de Comportamento do Consumidor, das Licenciaturas em Publicidade e Marketing e em Relações Públicas e Comunicação Empresarial (opcional), e de Teoria das Organizações, da Licenciatura de Relações Públicas e Comunicação Empresarial.
Perfil: Licenciatura e Mestrado (preferencial) na área da Psicologia Social e das Organizações. Experiência docente no Ensino Superior na mesma área científica. Autoria de publicações científicas e participação em projetos de investigação nas mesmas áreas. Domínio de ferramentas de investigação.

2. Assistente Convidado (contrato semestral a tempo parcial de 55% – 1.º semestre) para lecionar as unidades curriculares de Comportamento do Consumidor e de Criatividade nas Organizações (opcional), das Licenciaturas em Publicidade e Marketing (pós-laboral) e em Relações Públicas e Comunicação Empresarial.
Perfil: Licenciatura e Mestrado (preferencial) na área da Psicologia Social e das Organizações. Experiência docente no Ensino Superior na mesma área científica. Autoria de publicações científicas e participação em projetos de investigação nas mesmas áreas. Domínio de ferramentas de investigação.

3. Professor Adjunto Convidado (contrato semestral a tempo parcial de 20% – 2.º semestre) para lecionar a unidade curricular de English for Journalism, da Licenciatura em Jornalismo.
Perfil: Doutoramento em Estudos em Literatura e Cultura/Estudos Ingleses e Mestrado e Licenciatura na mesma área científica. Preferencialmente, com experiência de ensino e investigação na área.

Secção: Ciências Sociais

1. Assistente Convidado (contrato anual a tempo parcial de 55%) para lecionar a unidade curricular de Gestão Empresarial, das Licenciaturas em Publicidade e Marketing (diurno e pós-laboral) e em Relações Públicas e Comunicação Empresarial (diurno e pós-laboral).
Perfil: Licenciatura e Mestrado em Gestão ou Economia. No curriculum científico, privilegiam-se candidatos com experiência docente no Ensino Superior na área de lecionação e potencial para produção científica.

2. Professor Adjunto Convidado (contrato a tempo parcial de 10% – 1.º período) para lecionar a unidade curricular de Direitos de Autor, Direitos Conexos e Regime de Marcas, da Pós-Graduação em Indústrias Criativas e Culturais.
Perfil: Licenciatura e Mestrado em Direito, na área dos Direitos de Autor e Direitos Conexos, com experiência na área do audiovisual ou em outros setores ligados às artes ou à comunicação e currículo como docente no Ensino Superior.

3. Assistente Convidado (contrato anual a tempo parcial de 55%) para lecionar as unidades curriculares de Análise Económica, da Licenciatura em Relações Públicas e Comunicação Empresarial (diurno e pós-laboral), e de Gestão Empresarial, da Licenciatura em Publicidade e Marketing.
Perfil: Licenciatura e Mestrado em Gestão ou Economia. No curriculum científico, privilegiam-se candidatos com experiência docente no Ensino Superior na área de lecionação e potencial para produção científica.

4. Professor Adjunto Convidado (contrato semestral a tempo parcial 20% – 2.º semestre) para lecionar a unidade curricular de Estratégia Empresarial, do Mestrado em Publicidade e Marketing.
Perfil: Licenciatura em Marketing, Publicidade e Relações Públicas, Pós-graduação ou Mestre em Comunicação Social. Título de Especialista em Marketing. Experiência docente no Ensino Superior.

5. Assistente Convidado (contrato semestral a tempo parcial de 50% – 2.º semestre) para lecionar a unidade curricular de Análise Social, da Licenciatura em Relações Públicas e Comunicação Empresarial.
Perfil: Licenciatura e Mestrado em Antropologia ou Sociologia e experiência docente anterior no Ensino Superior, de preferência no Ensino Politécnico, nas mesmas áreas científicas; currículo técnico-científico compatível, compreendendo atividades de investigação e publicações nas áreas referidas.

6. Assistente Convidado (contrato anual a tempo parcial de 30%) para lecionar a unidade curricular de Análise Social, das Licenciaturas de Publicidade e Marketing (pós-laboral) e em Relações Públicas e Comunicação Empresarial (pós-laboral).
Perfil: Licenciatura e Mestrado em Antropologia ou Sociologia e experiência docente anterior no Ensino Superior, de preferência no Ensino Politécnico, nas mesmas áreas científicas; currículo técnico-científico compatível, compreendendo atividades de investigação e publicações nas áreas referidas.

7. Professor Adjunto Convidado (contrato a tempo parcial de 10% – 1.º período) para lecionar a unidade curricular de Metodologias de Investigação e de Projeto, da Pós-Graduação em Indústrias Culturais e Criativas.
Perfil: Licenciatura e Mestrado em Antropologia ou Sociologia e experiência docente anterior no Ensino Superior, nas mesmas áreas científicas; currículo técnico-científico compatível, compreendendo atividades de investigação e publicações nas áreas referidas.

Secção: Media e Jornalismo

1. Professor Adjunto Convidado (contrato anual a tempo parcial de 40%) para lecionar as unidades curriculares de Ateliê de Jornalismo Televisivo e de Laboratório de Jornalismo I, da Licenciatura em Jornalismo.
Perfil: Deverá possuir formação académica superior e experiência relevante como jornalista de televisão, de mais de dez anos, na informação diária e não diária. Requer-se, ainda, experiência anterior no Ensino Superior como docente das disciplinas acimas referidas ou similares, na mesma área científica. A experiência de orientação de trabalhos finais de mestrado é condição preferencial.

2. Professor Adjunto Convidado (contrato semestral a tempo parcial de 45% – 1.º semestre) para lecionar a unidade curricular de Ateliê de Reportagem, Entrevista e Apresentação TV, do Mestrado em Jornalismo.
Perfil: Deverá possuir formação académica superior, no mínimo ao nível de mestrado, na área das Ciências da Comunicação, e experiência relevante e reconhecida como jornalista de televisão, de mais de dez anos, na informação diária e não diária. Requer-se, ainda, experiência docente anterior em curso de mestrado, como docente da disciplina acima referida ou similar, na mesma área científica. A experiência de orientação de trabalhos finais de mestrado é condição preferencial.

3. Professor Adjunto Convidado (contrato semestral a tempo parcial de 25% – 2.º semestre) para lecionar a unidade curricular de Ateliê de Ciberjornalismo, do Mestrado em Jornalismo.
Perfil: Deverá possuir formação superior na área das Ciências da Comunicação e experiência relevante como jornalista em órgão de comunicação de difusão nacional, de mais de dez anos, com trabalho reconhecido na área do ciberjornalismo. A experiência como docente no Ensino Superior, ao nível do mestrado, na disciplina acima referida, ou similar, e a orientação de trabalhos finais de mestrado são fatores preferenciais.

4. Professor Adjunto Convidado (contrato semestral a tempo parcial de 20% – 2.º semestre) para lecionar a unidade curricular de Seminário de Estudos Jornalísticos, do Mestrado em Jornalismo.
Perfil: Deverá possuir formação académica superior na área da Comunicação, no mínimo ao nível de mestrado, e/ou título de especialista em Jornalismo, nos termos do Decreto-Lei n.º 206 de 2009. Requer-se, ainda, experiência anterior como docente, ao nível de mestrado em jornalismo. Deverá, ainda, possuir experiência profissional relevante, de mais de dez anos, como jornalista na área da política e/ou política internacional. A experiência de orientação de trabalhos finais de mestrado é condição preferencial.

5. Professor Adjunto Convidado (contrato semestral a tempo parcial de 20% – 2.º semestre) para lecionar a unidade curricular de Seminário de Estudos Jornalísticos, do Mestrado em Jornalismo.
Perfil: Deverá possuir formação académica superior, no mínimo ao nível de mestrado em Economia ou em áreas científicas afins, e/ou título de especialista em Jornalismo, nos termos do Decreto-Lei n.º 206 de 2009. A experiência como docente de jornalismo no Ensino Superior, ao nível de mestrado, é fator indispensável. Deverá possuir, igualmente, um currículo profissional relevante, de mais de dez anos, na área do jornalismo económico. A experiência de orientação de trabalhos finais de mestrado é condição preferencial.

6. Professor Adjunto convidado (contrato anual a tempo parcial de 50%) para lecionar as unidades curriculares de Realização de Documentário e de Narrativas e Guião para Jornalismo, da Licenciatura em Jornalismo; de Escrita para Documentário e de Pitching, da Pós-Graduação em Storytelling; e de Seminários Temáticos, do Mestrado em Audiovisual e Multimédia.
Perfil: Deverá possuir formação académica superior ao nível de doutoramento, ou/e título de especialista em jornalismo, nos termos do Decreto-Lei n.º 206 de 2009. Deverá possuir experiência relevante, de dez ou mais anos, na área do documentário. O trabalho reconhecido nesta área é fator preferencial. Requer-se, ainda, experiência anterior no Ensino Superior como docente das disciplinas acima referidas ou similares, nas mesmas áreas da comunicação. A orientação de trabalhos na área, ao nível de mestrado, será fator preferencial.

7. Professor Adjunto Convidado (contrato semestral a tempo parcial de 20% – 2.º semestre) para lecionar a unidade curricular de Teorias do Jornalismo, da Licenciatura em Jornalismo.
Perfil: Deverá possuir formação académica superior na área da comunicação, experiência profissional relevante e reconhecida, com currículo científico destacado na área dos estudos do jornalismo. Requer-se, ainda, experiência anterior como docente, ao nível de licenciatura em jornalismo. A sólida e vasta experiência docente na disciplina acima referida será fator preferencial.

8. Professor Adjunto Convidado (contrato anual a tempo parcial de 55%) para lecionar as unidades curriculares de Gestão dos Média, do Mestrado em Jornalismo; de Sistema dos Media, da Licenciatura em Jornalismo; de Empreendedorismo, Inovação e Modelos de Negócio e de Produção e Gestão de Projetos Criativos e Digitais, da Pós-Graduação em Indústrias Criativas e Culturais.
Perfil: Deverá possuir Doutoramento na área de Economia e Gestão dos Média ou em área científica afim e experiência docente no Ensino Superior, ao nível de pós-graduação, na mesma área. Requer-se, ainda, investigação científica relevante na área ou áreas relacionadas com a comunicação. A experiência de orientação de trabalhos finais de mestrado é condição preferencial.

Secção: Publicidade e Marketing

1. Professor Adjunto Convidado (contrato semestral a tempo parcial de 15% – 1.º semestre) para lecionar a unidade curricular de Distribuição e Vendas, da Licenciatura em Publicidade e Marketing (diurno e pós-laboral).
Perfil: Formação superior, pelo menos, ao nível da Licenciatura na área de Publicidade e Marketing. Experiência profissional empresarial relevante, mínimo de 10 anos, na função de Marketing, particularmente numa vertente de distribuição e vendas.

2. Professor Adjunto Convidado (contrato semestral a tempo parcial de 50% – 2.º semestre) para lecionar a unidade curricular de Account Management, da Licenciatura em Publicidade e Marketing (diurno e pós-laboral).
Perfil: Formação superior, pelo menos, ao nível da Licenciatura na área de Publicidade e Marketing. Experiência profissional empresarial relevante na área da Publicidade, mínimo de 10 anos, particularmente na área de account management.

3. Professor Adjunto Convidado (contrato anual a tempo parcial de 55%) para lecionar as unidades curriculares de Estratégias de Mercado, da Licenciatura em Publicidade e Marketing (diurno e pós-laboral), e de Marketing e Social Media (opcional), do Mestrado em Publicidade e Marketing).
Perfil: Formação superior, pelo menos, ao nível da Licenciatura na área de Publicidade e Marketing. Experiência profissional empresarial relevante na área do Marketing, mínimo de 10 anos, particularmente numa vertente de estratégias de mercado e social media.

4. Assistente Convidado (contrato anual a tempo parcial de 30%) para lecionar as unidades curriculares de Teoria e História da Publicidade (diurno), de Marketing Operacional (diurno e pós-laboral) e de Seminário de Publicidade em Publicidade e Marketing (diurno e pós-laboral), da Licenciatura em Publicidade e Marketing.
Perfil: Formação superior, pelo menos, ao nível da Licenciatura na área de Publicidade e Marketing. Experiência profissional empresarial relevante na área do Marketing, mínimo de 3 anos, particularmente numa vertente operacional.

5. Professor Adjunto Convidado (contrato semestral a tempo parcial de 50% – 1.º semestre) para lecionar as unidades curriculares de Ateliê de Planeamento Estratégico da Comunicação, da Licenciatura em Publicidade e Marketing (diurno e pós-laboral), e de Publicidade e Consumo, do Mestrado em Publicidade e Marketing.
Perfil: Licenciatura em Marketing e Publicidade com, pelo menos, 10 anos de experiência profissional empresarial relevante na área da comunicação marketing, em particular na área do planeamento estratégico da comunicação. Experiência relevante de docência no Ensino Superior e na área.

6. Professor Adjunto Convidado (contrato semestral a tempo parcial de 55% – 1.º semestre) para lecionar a unidade curricular de Planeamento de Meios, da Licenciatura em Publicidade e Marketing (diurno e pós-laboral).
Perfil: Formação superior, pelo menos, ao nível da Licenciatura na área da Publicidade/Marketing e com, pelo menos, 10 anos de experiência profissional empresarial relevante em áreas da Comunicação, em particular nas áreas de planeamento de meios e comunicação/marketing das marcas. Experiência relevante de docência no Ensino Superior.

7. Professor Adjunto Convidado (contrato semestral a tempo parcial de 45% – 1.º semestre) para lecionar a unidade curricular de Ateliê Planeamento Estratégico da Comunicação, da Licenciatura em Publicidade e Marketing (diurno e pós-laboral).
Perfil: Licenciatura em Marketing e Publicidade com, pelo menos, 10 anos de experiência profissional empresarial relevante na área da comunicação marketing, em particular na área do planeamento estratégico da comunicação. Experiência relevante de docência no Ensino Superior e na área.

8. Professor Adjunto Convidado (contrato semestral a tempo parcial de 20% – 1.º semestre) para lecionar a unidade curricular de Digital Marketing Strategy and Planning, do Mestrado em Publicidade e Marketing e da Pós-Graduação em Branding e Content Marketing.
Perfil: Formação superior ao nível do Mestrado em áreas do Marketing/Publicidade e Gestão de Informação, com, pelo menos, 10 anos de experiência profissional empresarial relevante na área da comunicação/marketing, em particular nas áreas da aplicação de novas ferramentas de comunicação/marketing das marcas. Experiência de docência no Ensino Superior e na área.

9. Professor Adjunto Convidado (contrato semestral a tempo parcial de 20% – 1.º semestre) para lecionar a unidade curricular de Gestão de Marcas, do Mestrado em Publicidade e Marketing.
Perfil: Formação superior ao nível do Mestrado e com relevante experiência de docência no Ensino Superior. Ter, pelo menos, 10 anos de experiência profissional relevante na área do Marketing e/ou Publicidade, em particular na área da gestão e planeamento estratégico de marcas.

10. Professor Adjunto Convidado (contrato semestral a tempo parcial de 55% – 1.º semestre) para lecionar as unidades curriculares de Marketing e Estudos de Mercado, da Licenciatura em Relações Públicas e Comunicação Empresarial (diurno e pós-laboral), e de Estudos de Mercado, da Pós-Graduação em Indústrias Criativas e Culturais.
Perfil: Formação superior pelo menos ao nível da Licenciatura na área do Marketing e Publicidade e com, pelo menos, 10 anos de experiência profissional relevante na área da comunicação/marketing, particularmente na vertente de research e estudos de mercado.

11. Professor Adjunto Convidado (contrato semestral a tempo parcial de 30% – 2.º semestre) para lecionar as unidades curriculares de Ateliê de Agência, da Licenciatura em Publicidade e Marketing (diurno e pós-laboral), e de Comunicação Integrada, do Mestrado em Publicidade e Marketing (pós-laboral).
Perfil: Formação superior, pelo menos, ao nível da Licenciatura em áreas da Publicidade e/ou do Marketing. Experiência relevante de docência no Ensino Superior e com, pelo menos, 10 anos de experiência profissional empresarial relevante na área do Marketing/Comunicação, em particular nas áreas da comunicação integrada, da comunicação publicitária das marcas, da atividade de uma agência de publicidade.

12. Professor Adjunto Convidado (contrato semestral a tempo parcial de 10% – 2.º semestre) para lecionar a unidade curricular de Inovação e Criatividade em Comunicação (módulo de Direção de Arte), do Mestrado em Publicidade e Marketing.
Perfil: Formação superior, pelo menos, ao nível da Licenciatura na área da Publicidade e/ou Marketing e com, pelo menos, 10 anos de experiência profissional relevante em áreas da comunicação, em particular na área de criatividade e inovação na comunicação focada na direção de arte. Experiência de docência no Ensino Superior e na área.

13. Professor Adjunto Convidado (contrato semestral a tempo parcial de 20% – 2.º semestre) para lecionar a unidade curricular de Marketing Analytics, da Licenciatura em Publicidade e Marketing (diurno e pós-laboral).
Perfil: Formação superior ao nível do mestrado/doutoramento na área da Gestão/Marketing e com, pelo menos, 10 anos de experiência profissional empresarial relevante na área de Intelligence Marketing. Experiência de docência no Ensino Superior (mínimo de 3 anos).

14. Professor Adjunto Convidado (contrato semestral a tempo parcial de 10% – 2.º semestre) para lecionar a unidade curricular de Inovação e Criatividade em Comunicação (módulo de Direção Criativa), do Mestrado em Publicidade e Marketing.
Perfil: Formação superior, pelo menos, ao nível da Licenciatura na área da Publicidade e/ou Marketing e com, pelo menos, 10 anos de experiência profissional relevante em áreas da Comunicação, em particular na área de Criatividade e Inovação na Comunicação focada na direção criativa. Experiência de docência no Ensino Superior e na área.

15. Professor Adjunto Convidado (contrato semestral a tempo parcial de 20% – 1.º semestre) para lecionar a unidade curricular de Retail & Shopping, do Mestrado em Publicidade e Marketing.
Perfil: Formação superior, pelo menos, ao nível do Mestrado na área de Publicidade e Marketing. Experiência profissional empresarial relevante, mínimo de 10 anos, na função de Marketing, particularmente numa vertente de distribuição e vendas.

16. Professor Adjunto Convidado (contrato semestral a tempo parcial de 35% – 2.º semestre) para lecionar a unidade curricular de Social Media Marketing, da Licenciatura em Publicidade e Marketing (diurno e pós-laboral).
Perfil: Formação superior, pelo menos, ao nível da Licenciatura em áreas do Marketing e/ou da Publicidade e com, pelo menos, 10 anos de experiência profissional relevante na área da comunicação/marketing, com ênfase nas áreas da aplicação de novas ferramentas digitais ao marketing e no desenvolvimento das atividades de marketing de forma integrada e sustentadas no contexto do social media marketing. Experiência de docência no Ensino Superior e na área.

Secção: Relações Públicas e Comunicação Organizacional

1. Professor Adjunto Convidado (contrato semestral a tempo parcial de 20% – 2.º semestre) para lecionar a unidade curricular de Comunicação para Start-ups, da Licenciatura em Relações Públicas e Comunicação Empresarial (diurno e pós-laboral).
Perfil: Exige-se experiência profissional, superior a dez anos, enquanto diretor/a de Comunicação/Relações Públicas, com relevância na área das Start-ups, bem como estudos pós-graduados na área da Comunicação Estratégica. São condições preferenciais a experiência docente bem como a participação em projetos de investigação na área da especialidade.

2. Professor Adjunto Convidado (contrato semestral a tempo parcial de 45% – 2.º semestre) para lecionar a unidade curricular de Laboratório de Comunicação em Ambientes Digitais, da Licenciatura em Relações Públicas e Comunicação Empresarial (diurno e pós-laboral).
Perfil: Exige-se experiência profissional, superior a dez anos, enquanto diretor/a de Comunicação/Relações Públicas, com relevância na área da comunicação em ambientes digitais, bem como Mestrado em Relações Públicas. É condição preferencial a experiência docente no Ensino Superior.

3. Professor Adjunto Convidado (contrato semestral a tempo parcial de 30% – 2.º semestre) para lecionar as unidades curriculares de Monitorização e Avaliação de Estratégias em Relações Públicas, do Mestrado em Gestão Estratégica das Relações Públicas, e de Comunicação Estratégica em Setores de Atividade, da Licenciatura em Relações Públicas Comunicação Empresarial (diurno e pós-laboral).
Perfil: Exige-se licenciatura em Relações Públicas e título de especialista em Gestão Estratégica das Relações Públicas, bem como experiência relevante nas áreas da docência no Ensino Superior. Considera-se como condição preferencial a participação em atividades de investigação, publicações ou atividades de relevo na área das Relações Públicas.

4. Professor Adjunto Convidado (contrato anual a tempo parcial de 30%) para lecionar as unidades curriculares de Relações Públicas no Setor do Turismo e Lazer e de Comunicação nas Organizações Financeiras, da Licenciatura em Relações Públicas e Comunicação Empresarial (diurno e pós-laboral).
Perfil: Exige-se Licenciatura e Mestrado em Relações Públicas. É condição necessária experiência profissional enquanto técnico/a de Comunicação/Relações Públicas não inferior a dez anos, bem como experiência docente no Ensino Superior nas áreas das unidades curriculares a lecionar. É condição preferencial a publicação de artigos científicos em revistas da especialidade, bem como a participação em congressos ou projetos internacionais na área do ensino ou da investigação.

5. Professor Adjunto Convidado (contrato semestral a tempo parcial de 20% – 2.º semestre) para lecionar a unidade curricular de Estudos de Caso: Projetos em Comunicação, da Licenciatura em Relações Públicas e Comunicação Empresarial (diurno e pós-laboral).
Perfil: Exige-se Licenciatura em Relações Públicas, experiência profissional, superior a dez anos, enquanto diretor/a de Comunicação/Relações Públicas com trabalho desenvolvido na área da gestão de projetos. Considera-se como condição preferencial ser detentor/a de estudos pós-graduados, bem como a participação em atividades de investigação, publicações ou atividades profissionais de relevo na área das Relações Públicas.


Candidaturas

Enviar CV detalhado para recursos_humanos@escs.ipl.pt até às 16h30 do dia 28 de junho, identificando o perfil a que se candidata.

Os candidatos deverão reunir as condições exigidas no Regulamento de contratação de pessoal docente, especialmente contratado e monitores, ao abrigo do artigo 8.º do ECPDESP, do Instituto Politécnico de Lisboa (IPL).

Os critérios de seleção dos candidatos incluirão a adequação das suas habilitações académicas, do currículo, da experiência profissional e de lecionação detida ao domínio e especialidade à unidade curricular a que se candidata.

Este procedimento é uma exigência do Regulamento de Contratações de Pessoal Docente do IPL, não sendo por isso considerado como concurso público, razão pela qual não haverá publicitação de listas de candidatura nem de resultados. No caso de haver interesse na sua contratação, o candidato será informado pessoalmente.