Gabinete de Estágios e Integração na Vida Profissional (Gabest)

Programa “Dinamiza o Teu Próprio Estágio Profissional”

Programa “Dinamiza o Teu Próprio Estágio Profissional” visa promover estágios profissionais, ao abrigo do Decreto-Lei n.º 66/2011, de 1 de junho. Para tal, através de um incentivo à proatividade, pretende-se que os alunos dinamizem o seu próprio estágio profissional, contando, para isso, com a ajuda do Gabinete de Estágios e Saídas Profissionais da ESCS.
O objetivo principal desta iniciativa consiste em aproximar os alunos do meio profissional. Numa primeira fase, o estudante procura um estágio, junto de uma empresa que se enquadre no seu horizonte de interesse e de empregabilidade para o futuro, e, posteriormente, contacta o Gabinete, no sentido de oficializar o estágio, através de protocolo.

Quais são os objetivos deste programa?
• Dinamizar estágios profissionais (ao abrigo do Decreto-Lei n.º 66/2011, de 1 de junho);
• Integrar os alunos da ESCS no mercado de trabalho;
• Diversificar a oferta de estágios;
• Enriquecer o curriculum vitae/portfolio dos estudantes da ESCS;
• Estabelecer parcerias com possíveis stakeholders de empregabilidade;
• Potenciar os índices de empregabilidade dos cursos da Escola.

O que deve o aluno fazer para oficializar o seu estágio?

1.º passo
Consultar o Decreto-Lei n.º 66/2011, de 1 de junho, através do qual a ESCS enquadra os seus estágios profissionais, bem como o Manual do Estagiário.

2.º passo
Contactar empresas da sua área de formação, com vista à realização de um estágio profissional, através do envio de CV e da solicitação de agendamento de uma reunião, nos quais explique a sua mais-valia para a empresa. Este passo demonstra proatividade.

3.º passo
Se a resposta da empresa for positiva, contactar o Gabinete de Estágios e Saídas Profissionais da ESCS, fornecendo o contacto da empresa. O Gabinete ocupar-se-á dos aspetos administrativos, no sentido de oficializar o estágio profissional, através de um protocolo.

4.º passo
No final do estágio, solicitar um documento ou certificado comprovativo da realização do estágio, como forma de enriquecer o curriculum vitae.