Biblioteca

FAQs

1. Quem pode utilizar a Biblioteca da ESCS?
A Biblioteca da ESCS está aberta à comunidade da ESCS e ao público em geral, com algumas restrições, em particular no que se refere ao Serviço de Empréstimo Domiciliário.

2. O que é o Serviço de Empréstimo Domiciliário?
É o que faculta a cessão temporária de determinado número de documentos para fora do espaço físico da Biblioteca. Este serviço engloba as requisições, devoluções e renovações. Para saber o número de documentos e durante quanto tempo pode requisitar, consulte o Regulamento da Biblioteca.

3. Em que horário é possível fazer requisições?
As requisições devem ser efetuadas, preferencialmente, até 15 minutos antes do fecho da Biblioteca.

4. Podem requisitar-se publicações periódicas?
Não, estas não são passíveis de empréstimo domiciliário. Apenas podem sair da Biblioteca para ir à Reprografia da ESCS. Ver Regulamento da Biblioteca.

5. Podem requisitar-se documentos por outros utilizadores internos?
Não. As requisições apenas se efetuam presencialmente e pelo próprio.

6. Podem devolver-se documentos por outros utilizadores internos?
Sim. Qualquer pessoa pode devolver documentos.

7. Quais as consequências no atraso na devolução de documentos?
O utilizador será penalizado por igual período de interdição de empréstimo. A penalização incide sobre cada obra individualmente e apenas se contabilizam os dias úteis.

8. Como fazer para renovar uma requisição?
As renovações podem ser solicitadas presencialmente, por telefone ou por e-mail, referindo o nome dos documentos e número de utilizador. No caso de solicitar a renovação por e-mail, o mesmo deverá ser enviado até 30 minutos antes do fecho da Biblioteca. Ver Regulamento da Biblioteca.

9. Quantas renovações se podem fazer?
Podem-se fazer duas renovações consecutivas, desde que os documentos não estejam a ser solicitados por nenhum outro utilizador. Ver Regulamento da Biblioteca.

10. Podem solicitar-se renovações no caso da data de devolução já ter passado?
Não. As renovações devem ser solicitadas impreterivelmente antes do prazo estipulado para o empréstimo ter terminado. Ver Regulamento da Biblioteca.

11. Podem-se fazer reservas de documentos?
Não. O Regulamento da Biblioteca da ESCS não prevê, por enquanto, reservas.

12. O que fazer se perder ou deteriorar um documento?
Deve-se, de imediato, informar a Biblioteca, decidindo-se como repor o documento, o mais breve possível. Enquanto tal não acontecer, fica-se sujeito à interdição de requisição e renovação de outros documentos. Ver Regulamento da Biblioteca.

13. O que fazer para requisitar documentos existentes noutras bibliotecas?
Deve-se solicitar o Serviço de Empréstimo Interbibliotecas, dirigindo-se ao balcão da Biblioteca da ESCS ou enviar um e-mail para biblioteca@escs.ipl.pt, com as indicações dos documentos e biblioteca a que se pretende requisitar. A Biblioteca da ESCS informá-lo-á sobre as condições inerentes a este serviço, de acordo com a instituição selecionada. Ver Regulamento da Biblioteca.

14. O que é o Catálogo SID?
É a base de dados onde se encontram organizados os registos bibliográficos, por pontos de acesso (assunto, autor, título, cota, coleção), que pertencem à coleção da Biblioteca da ESCS.

15. Como aceder ao catálogo SID a partir de casa?
Entrando no site da escola, seguir a ligação Escola > Serviços > Biblioteca > Pesquisa e Links Úteis: Catálogo SID, ou diretamente aqui.

16. Que informação se anota do registo bibliográfico para se aceder ao documento?
Deve ser anotada o que se encontra em “cota”, no canto inferior esquerdo do registo bibliográfico.

17. O que significa “analítico” na cota?
Analítico é uma parte componente de uma publicação periódica ou monografia, ou seja, é um artigo de uma revista ou um capítulo de um livro. No registo bibliográfico, IN significa a localização exata desse artigo.

18. O que significa o DEPÓSITO na cota?
Refere-se aos documentos que se encontram no Depósito de Retaguarda da Biblioteca. Para aceder-lhes, é necessário solicitá-los no balcão.

19. O que significa o J.S. na cota?
Refere-se ao Fundo Documental Joel da Silveira, o qual se encontra no lado esquerdo da sala.

20. Como aceder à B-On em casa?
Através de uma ligação VPN. É importante que o e-mail da escola esteja ativo.