Informação Académica

Mestrados 2017-2018 (1.ª Fase de Candidaturas)

Atualizado: 27/07/2017

Mestrados — Ano Letivo 2017/2018


Resultados Finais da 1.ª Fase de Candidaturas
Publicado: 27/07/2017

Já se encontram disponíveis, para consulta, os Resultados Finais da 1.ª Fase de Candidaturas aos Mestrados da ESCS.

• Audiovisual e Multimédia [consultar]
• Gestão Estratégica das Relações Públicas [consultar]
• Jornalismo [consultar]
• Publicidade e Marketing [consultar]
• Publicidade e Marketing (para candidatos provenientes da Pós-Graduação em Branding e Content Marketing) [consultar]


Os mestrados em Audiovisual e Multimédia, em Gestão Estratégica das Relações Públicas, em Jornalismo e em Publicidade e Marketing são dirigidos a licenciados e profissionais na área da Comunicação ou áreas afins. Podem também concorrer, mas sujeitos a aprovação do Conselho Técnico-Científico, profissionais das áreas abrangidas pelos mestrados e licenciados em países não aderentes ao Processo de Bolonha.

Os candidatos serão selecionados mediante dois aspetos: o Curriculum Vitae (currículo académico, científico e profissional) e a formação académica (nota de licenciatura, outras formações e a adequação da formação à área do mestrado).
É de referir que, uma vez concluído o primeiro ano letivo, é possível obter um diploma de pós-graduação.

Candidaturas Online

O processo de candidatura efetua-se exclusivamente online, no período de 1 de junho a 12 de julho.

Linkhttps://portal.ipl.pt/escs-cssnet/page

Documentação

Aquando do processo de candidatura, o candidato deverá anexar os seguintes documentos*:

Para candidatos nacionais (ensino superior nacional):
• Certificado de habilitações com a estrutura curricular (ECTS e classificações) (documento oficial emitido pelos Serviços Académicos);
• Certificado com a média final da licenciatura (documento oficial emitido pelos Serviços Académicos);
Curriculum Vitae detalhado;
• Carta de motivação (obrigatório para os Mestrados em Gestão Estratégica das Relações Públicas e em Publicidade e Marketing);
• Bilhete de Identidade (ou Cartão do Cidadão) e Cartão de Contribuinte;
• Fotografia tipo passe.

Para candidatos estrangeiros (ensino superior internacional):
• Cartão do Cidadão ou passaporte;
Curriculum Vitae detalhado;
• Certificado/Tese/Diploma com a média final do curso (documento devidamente autenticado pelo agente consular português no país de origem do diploma e/ou legalizados pela Apostila de Haia nos termos da Convenção relativa à Supressão da Exigência da Legalização de Atos Públicos Estrangeiros assinada em Haia, de 5 de outubro de 1961);
• Certificado de habilitações com o discriminativo das disciplinas, créditos ou carga horária e respetivas notas (documento devidamente autenticado pelo agente consular português no país de origem do diploma e/ou legalizados pela Apostila de Haia nos termos da Convenção relativa à Supressão da Exigência da Legalização de Atos Públicos Estrangeiros assinada em Haia, de 5 de outubro de 1961);
• Tabela de conversão de notas (obrigatório para candidatos com classificação diferente do ensino superior português, ou seja, distinta de 0 a 20 valores);
• Carta de motivação (obrigatório para os Mestrados em Gestão Estratégica das Relações Públicas e em Publicidade e Marketing);
• Fotografia tipo passe.

*Caso o candidato seja selecionado, aquando do ato da matrícula, os documentos originais poderão ser solicitados para apresentação nos Serviços Académicos.

Critérios de seleção

A. Candidatos abrangidos pelo Artigo 7.º (alíneas a, b e c), do Regulamento de Frequência e Avaliação do 2.º Ciclo:

Para os seguintes mestrados:
Gestão Estratégica das Relações Públicas
Publicidade e Marketing

1 – Formação Académica
a. Classificação final de licenciatura (50%)

2 – Curriculum Vitae (20%)
a. Académico
b. Científico
c. Profissional

3 – Adequação da formação e da experiência prévias ao mestrado (20%)

4 – Carta de Motivação (10%)
a. Principais motivações
b. Explicitação do trabalho final a realizar
c. Expetativas académicas e profissionais

Para os seguintes mestrados:
Audiovisual e Multimédia
Jornalismo

1 – Formação Académica:
a. Classificação final de licenciatura (40%)

2 – Curriculum Vitae (20%)
a. Académico
b. Científico
c. Profissional

3 – Adequação da formação e da experiência prévias ao mestrado (20%)

4 – Entrevista (20%)

B. Candidatos abrangidos pelo Artigo 7.º (alínea d), do Regulamento de Frequência e Avaliação do 2.º Ciclo:

Para os seguintes mestrados:
Gestão Estratégica das Relações Públicas
Publicidade e Marketing

1 – Curriculum Vitae (50%)
a. Académico
b. Científico
c. Profissional

2 – Adequação da formação e da experiência prévias ao mestrado (40%)

3 – Carta de Motivação (10%)
a. Principais motivações
b. Explicitação do trabalho final a realizar
c. Expetativas académicas e profissionais

Para os seguintes mestrados:
Audiovisual e Multimédia
Jornalismo

1 – Curriculum Vitae (40%)
a. Académico
b. Científico
c. Profissional

2 – Adequação da formação e da experiência prévias ao mestrado (40%)

3 – Entrevista (20%)

Vagas

O número de vagas aprovadas para cada curso são:

• Audiovisual e Multimédia: 15 (abrirá uma 2.ª fase de candidaturas)
• Gestão Estratégica das Relações Públicas: 20 (abrirá uma 2.ª fase de candidaturas)
• Jornalismo: 20 (abrirá uma 2.ª fase de candidaturas)
• Publicidade e Marketing: 30

Calendário (1.ª Fase)

Candidaturas: 1 de junho a 12 de julho
Análise das candidaturas: 17 a 21 de julho
Entrevistas (para os candidatos aos mestrados em Audiovisual e Multimédia e em Jornalismo): 17 a 21 de julho
Afixação dos resultados: 24 de julho
Reclamações: 25 e 26 de julho
Afixação dos resultados finais: 27 de julho
Matrículas: 1 de agosto a 14 de agosto

Calendário (2.ª Fase) (para os mestrados em Audiovisual e Multimédia, em Gestão Estratégica das Relações Públicas e em Jornalismo)

Candidaturas: 1 de agosto a 6 de setembro
Análise das candidaturas: 12 e 13 de setembro
Entrevistas (para os candidatos ao mestrado em Audiovisual e Multimédia e em Jornalismo): 12 e 13 de setembro
Afixação dos resultados: 14 de setembro
Reclamações: 15 e 18 de setembro
Afixação dos resultados finais: 19 de setembro
Matrículas: 21 a 27 de setembro

NOTA: Consulte aqui o Edital da 2.ª Fase de Candidaturas aos Mestrados.

Emolumentos

Candidatura*: 51,25€

*O pagamento dos emolumentos será efetuado através de referência Multibanco, fornecida no ato da inscrição online, com prazo definido, não existindo lugar a reembolso do pagamento efetuado.

Informações

Para mais informações, deverá contactar os Serviços Académicos da ESCS.
E-mail: servicos_academicos@escs.ipl.pt
Telefone: 21 711 90 00