Informação Académica

Mestrados 2018-2019

Atualizado: 11/04/2018
Publicado originalmente: 23/02/2018

Mestrados — Ano Letivo 2018/2019


Os mestrados em Audiovisual e Multimédia, em Gestão Estratégica das Relações Públicas, em Jornalismo e em Publicidade e Marketing são dirigidos a licenciados e profissionais na área da Comunicação ou áreas afins. Podem também concorrer, mas sujeitos a aprovação do Conselho Técnico-Científico, profissionais das áreas abrangidas pelos mestrados e licenciados em países não aderentes ao Processo de Bolonha.

Os candidatos serão selecionados mediante dois aspetos: o Curriculum Vitae (currículo académico, científico e profissional) e a formação académica (nota de licenciatura, outras formações e a adequação da formação à área do mestrado).
É de referir que, uma vez concluído o primeiro ano letivo, é possível obter um diploma de pós-graduação.

Candidaturas Online

O processo de candidatura efetua-se exclusivamente online, no período de 16 de abril a 8 de julho.

Link: https://portal.ipl.pt/escs-cssnet/page

NOTA: Para efetuar a inscrição online, aconselha-se a utilização dos seguintes browsers: Mozilla Firefox ou Google Chrome.

Documentação

Aquando do processo de candidatura, o candidato deverá anexar os seguintes documentos:

Para candidatos nacionais (ensino superior nacional):
• Certificado de habilitações com a estrutura curricular (ECTS e classificações) (documento oficial emitido pelos Serviços Académicos);
• Certificado com a média final da licenciatura (documento oficial emitido pelos Serviços Académicos);
Curriculum Vitae detalhado;
• Carta de motivação (obrigatório para os Mestrados em Gestão Estratégica das Relações Públicas e em Publicidade e Marketing);
• Bilhete de Identidade (ou Cartão de Cidadão) e Cartão de Contribuinte;
• Fotografia tipo passe.

Para candidatos estrangeiros (ensino superior internacional):

• Cartão de Cidadão ou Passaporte;
• Curriculum Vitae detalhado;
• Certificado/Tese/Diploma com a média final do curso (documento devidamente autenticado pelo agente consular português no país de origem do diploma e/ou legalizados pela Apostila de Haia, nos termos da Convenção relativa à Supressão da Exigência da Legalização de Atos Públicos Estrangeiros assinada, em Haia, a 5 de outubro de 1961);
• Certificado de habilitações com o discriminativo das disciplinas, créditos ou carga horária e respetivas notas (documento devidamente autenticado pelo agente consular português no país de origem do diploma e/ou legalizados pela Apostila de Haia, nos termos da Convenção relativa à Supressão da Exigência da Legalização de Atos Públicos Estrangeiros assinada, em Haia, a 5 de outubro de 1961);
• Tabela de conversão de notas (obrigatório para candidatos com classificação diferente do ensino superior português, ou seja, distinta de 0 a 20 valores);
• Carta de motivação (obrigatório para os Mestrados em Gestão Estratégica das Relações Públicas e em Publicidade e Marketing);
• Fotografia tipo passe.

Para candidatos estrangeiros (abrangidos pelo Estatuto de Estudante Internacional):

Os candidatos abrangidos pelo Estatuto de Estudante Internacional deverão consultar todas as informações sobre o processo de candidatura, aqui.

Critérios de seleção

A. Candidatos abrangidos pelo Artigo 7.º (alíneas a, b e c), do Regulamento de Frequência e Avaliação do 2.º Ciclo:

Para os seguintes mestrados:
Gestão Estratégica das Relações Públicas
Publicidade e Marketing

1 – Formação Académica
a. Classificação final de licenciatura (50%)

2 – Curriculum Vitae (20%)
a. Académico
b. Científico
c. Profissional

3 – Adequação da formação e da experiência prévias ao mestrado (20%)

4 – Carta de Motivação (10%)
a. Principais motivações
b. Explicitação do trabalho final a realizar
c. Expetativas académicas e profissionais

Para os seguintes mestrados:
Audiovisual e Multimédia
Jornalismo

1 – Formação Académica:
a. Classificação final de licenciatura (40%)

2 – Curriculum Vitae (20%)
a. Académico
b. Científico
c. Profissional

3 – Adequação da formação e da experiência prévias ao mestrado (20%)

4 – Entrevista (20%)

B. Candidatos abrangidos pelo Artigo 7.º (alínea d), do Regulamento de Frequência e Avaliação do 2.º Ciclo:

Para os seguintes mestrados:
Gestão Estratégica das Relações Públicas
Publicidade e Marketing

1 – Curriculum Vitae (50%)
a. Académico
b. Científico
c. Profissional

2 – Adequação da formação e da experiência prévias ao mestrado (40%)

3 – Carta de Motivação (10%)
a. Principais motivações
b. Explicitação do trabalho final a realizar
c. Expetativas académicas e profissionais

Para os seguintes mestrados:
Audiovisual e Multimédia
Jornalismo

1 – Curriculum Vitae (40%)
a. Académico
b. Científico
c. Profissional

2 – Adequação da formação e da experiência prévias ao mestrado (40%)

3 – Entrevista (20%)

Vagas (1.ª Fase)

O número de vagas aprovadas para cada curso são:

• Audiovisual e Multimédia: 15
• Gestão Estratégica das Relações Públicas: 18
• Jornalismo: 14
• Publicidade e Marketing: 24

Vagas (2.ª Fase)

O número de vagas aprovadas para cada curso são:

• Audiovisual e Multimédia: 9
• Gestão Estratégica das Relações Públicas: 10
• Jornalismo: 14

Calendário (1.ª Fase)

Candidaturas: 16 de abril a 8 de julho
Análise das candidaturas: 12 a 18 de julho
Entrevistas (para os candidatos aos mestrados em Audiovisual e Multimédia e em Jornalismo): 12 a 18 de julho
Afixação dos resultados: 20 de julho
Reclamações: 23 e 24 de julho
Afixação dos resultados finais: 25 de julho
Matrículas: 30 de julho a 13 de agosto

Calendário (2.ª Fase)

Candidaturas: 2 de agosto a 5 de setembro
Análise das candidaturas: 10 e 11 de setembro
Entrevistas (para os candidatos ao mestrado em Audiovisual e Multimédia): 10 e 11 de setembro
Afixação dos resultados: 12 de setembro
Reclamações: 13 e 14 de setembro
Afixação dos resultados finais: 17 de setembro
Matrículas: 20 a 26 de setembro

Emolumentos

Candidatura*: 51,25€

*O pagamento dos emolumentos será efetuado através de referência Multibanco, fornecida no ato da candidatura online, não existindo lugar a reembolso do pagamento efetuado.

Contacto

Todas as dúvidas deverão ser remetidas para servicos_academicos@escs.ipl.pt.
Telefone: 21 711 90 00