Informação Académica

Mestrados 2019/2020 (1.ª Fase de Candidaturas)

Atualizado: 25/07/2019
Publicado originalmente: 05/02/2019

Mestrados — Ano Letivo 2019/2020 (1.ª Fase de Candidaturas)


Resultados Finais da 1.ª Fase de Candidaturas
Publicado: 25/07/2019

Já se encontram disponíveis, para consulta, os Resultados Finais da 1.ª Fase de Candidaturas.

• Audiovisual e Multimédia [consultar]
• Gestão Estratégica das Relações Públicas [consultar]
• Jornalismo [consultar]
• Publicidade e Marketing [consultar]
• Publicidade e Marketing (para candidatos provenientes da Pós-Graduação em Branding e Content Marketing) [consultar]


Resultados da 1.ª Fase de Candidaturas
Publicado: 19/07/2019

Já se encontram disponíveis, para consulta, os Resultados da 1.ª Fase de Candidaturas.

• Audiovisual e Multimédia [consultar]
• Gestão Estratégica das Relações Públicas [consultar]
• Jornalismo [consultar]
• Publicidade e Marketing [consultar]
• Publicidade e Marketing (para candidatos provenientes da Pós-Graduação em Branding e Content Marketing) [consultar]


Os mestrados em Audiovisual e Multimédia, em Gestão Estratégica das Relações Públicas, em Jornalismo e em Publicidade e Marketing são dirigidos a licenciados e profissionais na área da Comunicação ou áreas afins. Podem também concorrer, mas sujeitos a aprovação do Conselho Técnico-Científico, profissionais das áreas abrangidas pelos mestrados e licenciados em países não aderentes ao Processo de Bolonha.
Os candidatos serão selecionados mediante dois aspetos: o Curriculum Vitae (currículo académico, científico e profissional) e a formação académica (nota de licenciatura, outras formações e a adequação da formação à área do mestrado).
É de referir que, uma vez concluído o primeiro ano letivo, é possível obter um diploma de pós-graduação.

Candidaturas Online

O processo de candidatura efetua-se exclusivamente online, no período de 3 de junho a 8 de julho.

Link: https://portal.ipl.pt/escs-cssnet/page

Os candidatos estrangeiros (ensino superior internacional) apenas se podem candidatar, através deste Portal de Candidaturas Online, se não estiverem abrangidos pelo Estatuto de Estudante Internacional.

NOTA: Para efetuar a inscrição online, aconselha-se a utilização dos seguintes browsers: Mozilla Firefox ou Google Chrome.

Documentação

Aquando do processo de candidatura, o candidato deverá anexar os seguintes documentos:

Para candidatos nacionais (ensino superior nacional):
• Certificado de habilitações com a estrutura curricular da licenciatura (ECTS e classificações) (documento oficial emitido pelos Serviços Académicos);
• Certificado com a média final da licenciatura (documento oficial emitido pelos Serviços Académicos);
Curriculum Vitae detalhado;
• Carta de motivação (obrigatório para os Mestrados em Gestão Estratégica das Relações Públicas e em Publicidade e Marketing);
• Bilhete de Identidade (ou Cartão de Cidadão) e Cartão de Contribuinte (apenas para efeitos de candidatura e para fins académicos);
• Fotografia tipo passe.

Para candidatos estrangeiros (ensino superior internacional), que não sejam abrangidos pelo Estatuto de Estudante Internacional (ou seja, que tenham nacionalidade portuguesa, ou de qualquer estado membro da União Europeia, ou que, a janeiro de 2019, residam, legalmente, em Portugal há, pelo menos, dois anos):

• Cartão de Cidadão ou Passaporte (apenas para efeitos de candidatura e para fins académicos);
• Curriculum Vitae detalhado;
• Certificado/Tese/Diploma com a média final do curso (documento devidamente autenticado pelo agente consular português no país de origem do diploma e/ou legalizados pela Apostila de Haia, nos termos da Convenção relativa à Supressão da Exigência da Legalização de Atos Públicos Estrangeiros assinada, em Haia, a 5 de outubro de 1961);
• Certificado de habilitações com o discriminativo das disciplinas, créditos ou carga horária e respetivas notas (documento devidamente autenticado pelo agente consular português no país de origem do diploma e/ou legalizados pela Apostila de Haia, nos termos da Convenção relativa à Supressão da Exigência da Legalização de Atos Públicos Estrangeiros assinada, em Haia, a 5 de outubro de 1961);
• Tabela de conversão de notas (obrigatório para candidatos com classificação diferente do ensino superior português, ou seja, distinta de 0 a 20 valores);
• Carta de motivação (obrigatório para os Mestrados em Gestão Estratégica das Relações Públicas e em Publicidade e Marketing);
• Fotografia tipo passe.

Para candidatos estrangeiros (abrangidos pelo Estatuto de Estudante Internacional):

Os candidatos abrangidos pelo Estatuto de Estudante Internacional deverão consultar todas as informações sobre o processo de candidatura, aqui.

Critérios de seleção

A. Candidatos abrangidos pelo Artigo 7.º (alíneas a, b e c), do Regulamento de Frequência e Avaliação do 2.º Ciclo:

Para os seguintes mestrados:
Gestão Estratégica das Relações Públicas
Publicidade e Marketing

1 – Formação Académica
a. Classificação final de licenciatura (50%)

2 – Curriculum Vitae (20%)
a. Académico
b. Científico
c. Profissional

3 – Adequação da formação e da experiência prévias ao mestrado (20%)

4 – Carta de Motivação (10%)
a. Principais motivações
b. Explicitação do trabalho final a realizar
c. Expetativas académicas e profissionais

Para os seguintes mestrados:
Audiovisual e Multimédia
Jornalismo

1 – Formação Académica:
a. Classificação final de licenciatura (40%)

2 – Curriculum Vitae (20%)
a. Académico
b. Científico
c. Profissional

3 – Adequação da formação e da experiência prévias ao mestrado (20%)

4 – Entrevista (20%)

B. Candidatos abrangidos pelo Artigo 7.º (alínea d), do Regulamento de Frequência e Avaliação do 2.º Ciclo:

Para os seguintes mestrados:
Gestão Estratégica das Relações Públicas
Publicidade e Marketing

1 – Curriculum Vitae (50%)
a. Académico
b. Científico
c. Profissional

2 – Adequação da formação e da experiência prévias ao mestrado (40%)

3 – Carta de Motivação (10%)
a. Principais motivações
b. Explicitação do trabalho final a realizar
c. Expetativas académicas e profissionais

Para os seguintes mestrados:
Audiovisual e Multimédia
Jornalismo

1 – Curriculum Vitae (40%)
a. Académico
b. Científico
c. Profissional

2 – Adequação da formação e da experiência prévias ao mestrado (40%)

3 – Entrevista (20%)

Vagas (1.ª Fase)

O número de vagas aprovadas para cada curso são:

• Audiovisual e Multimédia: 16
• Gestão Estratégica das Relações Públicas: 14
• Jornalismo: 14
• Publicidade e Marketing: 24

Vagas (2.ª Fase)

O número de vagas aprovadas para cada curso são:

• Audiovisual e Multimédia: 8
• Gestão Estratégica das Relações Públicas: 10
• Jornalismo: 10

Calendário (1.ª Fase)

Candidaturas: 3 de junho a 8 de julho
Análise das candidaturas: 12 a 17 de julho
Entrevistas (para os candidatos aos mestrados em Audiovisual e Multimédia e em Jornalismo): 12 a 17 de julho
Afixação dos resultados: 19 de julho
Reclamações: 22 e 23 de julho
Afixação dos resultados finais: 25 de julho
Matrículas: 31 de julho a 12 de agosto

Calendário (2.ª Fase)

Candidaturas: 5 de agosto a 4 de setembro
Análise das candidaturas: 10 e 11 de setembro
Entrevistas (para os candidatos ao mestrado em Audiovisual e Multimédia e em Jornalismo): 10 e 11 de setembro
Afixação dos resultados: 12 de setembro
Reclamações: 13 e 16 de setembro
Afixação dos resultados finais: 18 de setembro
Matrículas: 23 a 26 de setembro

Emolumentos

Candidatura*: 51,25€

*O pagamento dos emolumentos será efetuado através de referência Multibanco, fornecida no ato da candidatura online, não existindo lugar a reembolso do pagamento efetuado.

Contacto

Todas as dúvidas deverão ser remetidas para servicos_academicos@escs.ipl.pt.
Telefone: 21 711 90 00