Ode à Rádio

Publicado: 17 fevereiro 2017

Os escsianos comemoraram o Dia Mundial da Rádio a rigor, com emissões na Antena 3 e na ESCS FM.

O Dia Mundial da Rádio é comemorado, anualmente, a 13 de fevereiro. Os estudantes da ESCS celebraram a data da melhor forma e conduziram emissões na Escola e fora dela. No Time Out Market Lisboa, os alunos da disciplina opcional de Novas Expressões da Rádio, do curso de licenciatura em Jornalismo, juntaram-se a Ana Galvão e asseguraram uma edição especial do programa “As Donas da Casa”, da Antena 3, enquanto que, na ESCS, os membros da ESCS FM prepararam uma emissão recheada de convidados especiais.

Os Donos da Rádio

Em março de 2016, o programa “As Donas da Casa” escolheu a ESCS como pioneira de uma série de emissões transmitidas a partir de diversas instituições de Ensino Superior. O resultado não podia ter sido melhor e, agora, foi Ana Galvão, uma das responsáveis pelo programa, que propôs ao Prof. Francisco Sena Santos que a edição especial do Dia Mundial da Rádio fosse conduzida por escsianos. Ao longo de três horas, 15 alunos conduziram a emissão, com o apoio da locutora. Os estudantes foram divididos por diversos cargos: produção, apresentação e realização de reportagens e entrevistas (em direto e pré-gravadas).

Alguns alunos, durante a emissão do programa, com o Prof. Francisco Sena Santos e Ana Galvão.Alguns alunos, durante a emissão do programa, com o Prof. Francisco Sena Santos e Ana Galvão.

O Prof. Sena Santos explica, com orgulho, que todos os alunos levaram os textos, que prepararam previamente com o seu apoio, e nenhum precisou de tirar o papel do bolso, porque “souberam fazer o improviso como deve ser: tinha sido escrito, assumido, interiorizado, estavam bem preparados”. O resultado foi uma emissão com “competência e requinte”, elogiada pelos responsáveis e equipa técnica da Antena 3. “Mostraram que o curso lhes deu preparação robusta”, destaca o docente.

Ouça, aqui, o podcast da emissão.

Emissão escsiana

Na Escola, a ESCS FM assinalou o dia com uma emissão especial repleta de convidados. Durante quatro horas, os membros do núcleo estiveram à conversa com diversas figuras da rádio em Portugal.

Pelo estúdio passaram Joaquim Cerqueira, da Rádio Trans Mundial, Óscar Daniel, da Rádio Renascença, Rute Fidalgo, Diretora da Rádio Zero, e o escsiano Nuno de Sousa Moreira, co-fundador da ESCS FM e, atualmente, jornalista na CMTV.

Parte da equipa da ESCS FM com o convidado Óscar Daniel, da Rádio Renascença.Parte da equipa da ESCS FM com o convidado Óscar Daniel, da Rádio Renascença.

* Primeira fotografia da autoria da Antena 3. Fotografia da ESCS FM da autoria de Patrícia Freire.