A escolha dos escsianos

Publicado: 26 janeiro 2018

A Lista A – A Tua Escolha, liderada pelo escsiano Ruben Sousa, foi eleita para os novos órgãos sociais da Associação de Estudantes da ESCS.

Ruben Sousa, aluno do 3.º ano do curso de licenciatura em Relações Públicas e Comunicação Empresarial, é o novo Presidente da Associação de Estudantes da ESCS (AEESCS). O líder da Lista A – A Tua Escolha e os restantes elementos que compõem os novos órgãos sociais da AEESCS tomaram posse, no dia 22 de janeiro, numa cerimónia que teve lugar no Auditório Vítor Macieira.

Ruben Sousa é o novo presidente da Associação de Estudantes da ESCS.

Ruben refere que sempre gostou “de associativismo, de política, da parte societal da Escola e, neste caso, da vida académica”. O estudante considera ter capacidades para apresentar um projeto diferente, “não de rutura mas, sim, de melhoria”. Por isso, juntou uma equipa com os mesmos ideais que, com ele, reme no mesmo sentido. “A minha motivação é melhorar as condições de todos aqueles que connosco estudam. Falta compreendermos o indivíduo e não o todo”, defende.

Linhas de atuação do mandato

Durante este ano letivo, os novos órgãos sociais da AEESCS comprometem-se a fortalecer a dinâmica cultural da Associação de Estudantes. Para tal, a equipa propõe “comunicar mais e informar menos”, envolvendo os alunos no associativismo com núcleos de debate, uma das bandeiras do mandato, os quais pretendem “pôr as pessoas a pensar e a dialogar entre si”.

No que diz respeito à vertente recreativa, serão realizadas festas temáticas, embora diferentes das realizadas pelas grandes universidades, que têm como finalidade o lucro. É objetivo do novo mandato conseguir aliar “a sustentabilidade da Associação de Estudantes a uma parte mais cultural e dinâmica, com convidados que possam enriquecer o espaço e o evento”.

Para além da cultura, é também preocupação da nova AEESCS a melhoria das condições do desporto escolar e a diversificação da oferta, a consolidação das parcerias estabelecidas entre empresas (em articulação com a Direção da Escola) e uma maior presença junto da comunidade estudantil, nomeadamente através do novo espaço da Associação de Estudantes, que está a ser remodelado.

Para que tal aconteça, Ruben conta com uma equipa “muito dinâmica e transversal”, que fará uma “gestão responsável dos fundos de que a AEESCS dispõe”, de forma a cumprir os objetivos do mandato. “Estão todos motivados”, conclui o escsiano.

A equipa

Confira, abaixo, a equipa que compõe os órgãos sociais da AEESCS, no ano letivo 2017/2018.

Presidência:
Ruben Sousa (presidente)
Daniel Carvalho (vice-presidente)
Pedro Couñago (tesoureiro)
João Caldeira (secretário)
Patrícia Chambre (comunicação estratégica)

Vogais:

João Ferreira; Mariana Cabecinha; Maria João Fernandes; Luís Braya; Lourenço Meirelles; Inês Veiga

Vogais Suplentes:

Diogo Loução; Fabiana Gouveia; Luís Gomes; Cláudia Carreira; Marta Santos; Ana de Brito Silva

Conselho Fiscal:
João Ferreira (presidente)
Pedro Neves (vogal)
Beatriz Reis (vogal)

Mesa da Assembleia Geral:
Duarte Pagou (presidente)
Francisco Silva (1.º secretário)
Mario Barata (2.º secretário)

* Fotografias gentilmente cedidas pela AEESCS (créditos: Joana Jorge e Inês Bessone).