A comunicação na cidadania empresarial

Publicado: 09 outubro 2019

Os resultados do projeto de investigação “Comunicação e Cidadania Corporativa” foram apresentados num encontro que também refletiu sobre políticas de sustentabilidade.

No passado dia 24 de setembro, teve lugar, na sala 2P9, a sessão de encerramento do projeto de investigação “Comunicação e Cidadania Corporativa (3Cs)”. O encontro dividiu-se em duas partes. A primeira foi dedicada a uma reflexão sobre Políticas de Sustentabilidade e, para tal, contou com as intervenções de Miguel Ribeirinho (DELTA Cafés) e de Paula Viegas (CGD). No segundo momento, as docentes e investigadores Cláudia Silvestre e Tatiana Nunes apresentaram os resultados do estudo.

O painel sobre Políticas de Sustentabilidade, moderado pela docente Ana Raposo, contou com as intervenções de Paula Viegas e Miguel Ribeirinho.
Fotografia: Gabcom (Serviço de Comunicação da ESCS)

O projeto 3Cs – financiado pelo Instituto Politécnico de Lisboa, no âmbito do concurso anual IDI&CA 2018 – teve como principal objetivo compreender de que modo as organizações associadas do GRACE (Grupo de Reflexão e Apoio à Cidadania Empresarial) definem o conceito de Responsabilidade Social Corporativa, que ações promovem nesse domínio e que papel desempenha a comunicação e o profissional de comunicação daquelas entidades.

O estudo concluiu que, contrariamente à noção defendida pelos investigadores de que a Comunicação deve ser entendida como uma função de gestão estratégica, os Departamentos de Comunicação das organizações parecem ter um papel essencialmente discursivo, de divulgação das iniciativas. Para além disso, verificou-se que, entre ações de filantropia, processos de gestão e de certificação da Qualidade, parece que à Comunicação resta um papel de porta-voz institucional das boas práticas organizacionais.