Laboratório de Jornalismo Desportivo: Televisão

Docente responsável
Docentes que lecionam
Objetivos

A cobertura de eventos desportivos, nos últimos anos, passou a ter uma importância fundamental para o jornalismo, principalmente para o jornalismo televisivo. Não houve área onde a especialização fosse tão notória e necessária como neste campo, pelo que importa aprofundar o seu estudo, tantas são as especificidades.
O objetivo desta unidade curricular é proporcionar aos alunos o domínio da linguagem televisiva, face à que é utilizada por outros meios, nos diferentes géneros da prática jornalística. Assim, os estudantes deverão praticar: a edição de peças e noticiários, bem como a sua coordenação, aplicação de critérios editoriais, redação de textos e sua especificidade; a realização de diretos e o domínio de situações de improviso; a narração desportiva e a reportagem de pista; a reportagem gravada e ao vivo; a entrevista; o comentário e o debate desportivo; e o caso especial dos “grandes eventos” (Jogos Olímpicos, campeonatos do mundo, etc.), da sua produção à sua cobertura.