Laboratório de Jornalismo Desportivo: Rádio

Docente responsável
Docentes que lecionam
Objetivos

O jornalismo radiofónico mantém e até reforçou a vitalidade que lhe vem dando um papel essencial na cobertura de tudo o que se relaciona com o desporto. O objetivo desta unidade curricular é proporcionar aos alunos o domínio das especificidades da linguagem radiofónica, face à que é utilizada por outros meios, nos diferentes géneros da prática jornalística. Os estudantes praticarão a edição de noticiários (critérios editoriais, redação de textos, lançamento de gravações e diretos e domínio de situações de improviso), o relato desportivo, a reportagem gravada e ao vivo, a entrevista e o comentário ou debate desportivo. Será ainda abordado o caso especial dos “grandes eventos” (Jogos Olímpicos, campeonatos do mundo, etc.).