Disciplina

Laboratório de Jornalismo Desportivo: Imprensa

1.º SEMESTRE / PÓS-GRADUAÇÃO EM JORNALISMO DESPORTIVO

Resumo:
A linguagem extremamente dinâmica, com discursos muito apelativos, impactantes e persuasivos distinguem a escrita jornalística sobre desporto da narrativa própria de outras áreas que compõem as editorias dos meios de imprensa ou online. De natureza prática e laboratorial, a UC pretende familiarizar os alunos com as particularidades da redação desportiva e fornecer conhecimentos para a realização de textos jornalísticos sobre desporto, nas diferentes modalidades e em função dos géneros de imprensa ou online, com destaque para a notícia, a reportagem e a entrevista. Partindo da ideia de que esta área do jornalismo desportivo é particularmente vulnerável à atualidade, às constantes mudanças nas modalidades e muito dependente do efeito surpresa, pretende-se fomentar a forte capacidade crítica e elevada capacidade de seleção noticiosa, com base no rigor e na objetividade jornalística.

PROFESSOR RESPONSÁVEL:

Jorge Trindade