Disciplina

Jornalismo Desportivo Português e Internacional

1.º SEMESTRE / PÓS-GRADUAÇÃO EM JORNALISMO DESPORTIVO

Resumo:
Esta unidade curricular terá três módulos, cada um incidindo numa perspetiva específica, procurando enquadrar, a partir de cada uma delas, o lugar do desporto na sociedade e as implicações da sua mediatização.

Módulo I: Antropologia e sociologia do desporto: O módulo procura realizar uma leitura do fenómeno desportivo, na perspetiva da Sociologia e da Antropologia, incidindo sobre: 1. as dimensões sociais do corpo, do lúdico e das emoções, 2. a sua expressão identitária, agregadora e comunitária, sobretudo projetada nas dinâmicas associativas e 3. Nos contextos da sua mediatização e massificação.

Módulo II: História do jornalismo desportivo português e internacional: A história do jornalismo desportivo é uma área de estudos relativamente recente mas fundamental para entender as relações entre o desporto, os média e a sociedade. Este módulo apresenta sumariamente a história do jornalismo desportivo, com particular enfase na imprensa desportiva, no âmbito nacional e internacional. Pretende-se desta forma fornecer aos alunos os conhecimentos que lhes permitam compreender a importância desta área de especialização jornalística, enquadrando-a na história dos média.

Módulo III: Problemáticas contemporâneas: o desporto como fator de promoção de inclusão e de igualdade. O objetivo deste módulo é discutir e compreender importância do desporto como vetor de inserção, inclusão e igualdade social, focando questões como: a “igualdade” de género no desporto; as minorias, a discriminação étnica e racismo no desporto; o desporto adaptado e paraolímpico.

 

PROFESSOR RESPONSÁVEL:

Pedro Pereira Neto

PROFESSOR(ES) QUE LECIONA(M):

Pedro Pereira Neto
Raul Kumar