Disciplina

Brand Design

2.º SEMESTRE / PÓS-GRADUAÇÃO EM BRANDING E CONTENT MARKETING / OPCIONAL

O enquadramento estratégico da marca antecede o desenvolvimento criativo dos aspectos gráficos, gramaticais e/ou sensoriais que gravitam à volta da criação, implementação e manutenção de uma marca.
Nas bases teóricas, identificamos as condições que levam uma marca a optar pelos diferentes níveis de mudança (restyling ou rebranding) e os processos que estão por detrás da estratégica tarefa de atribuição de um nome (naming).
São abordados os diferentes modelos de arquitectura de marca e de análise das componentes dos sistemas de identidade. Todas as abordagens conceptuais serão exemplificadas através de casos reais e práticos onde é explorado o desenvolvimento criativo de naming e a identificação e ensaio de desenvolvimento de territórios visuais, aliados sempre a uma dose de subjectividade, ou não estivéssemos nós no campo da criatividade.
Os objetivos da unidade curricular são focados na identificação de diferentes graus de mudança e de complexidade à volta de uma identidade, dos seus diferentes componentes de um sistema de identidade (como logótipos ou símbolos, tipografia, patrimónios cromáticos e formais, tipos de reprodução gráfica e/ou audiovisual) e na compreensão das brand guidelines mais simples até às mais complexas e dinâmicas.

 

PROFESSOR RESPONSÁVEL:

João Pacheco

PROFESSOR(ES) QUE LECIONA(M):

João Pacheco