Disciplina

Publicidade e Consumo

 

Esta unidade curricular tem como objectivos analisar, discutir e confrontar os contornos de maior relevo do consumo actual, para além das suas dimensões económicas e num diálogo permanente com o campo da produção publicitária. Nesse sentido, abordar-se-ão as dimensões expressivas deste relacionamento sublinhando:

1. A pluralidade de contextos em que o consumo ocorre, o papel que detém enquanto referente identitário, a diversidade de modalidades que apresenta num contexto crescentemente global e as modalidades a partir das quais os objectos, bens e serviços são apropriados, convertidos e integrados nos quotidianos dos diferentes grupos que compõem o social.

2. O modo como o discurso publicitário reflecte e contribui, através das suas dimensões simbólicas, para a manutenção da complexidade e heterogeneidade das práticas de consumo, para a reinterpretação e veiculação de um repertório de representações, normas e valores culturais e para a consolidação das dimensões expressivas e criativas das relações entre pessoas e objectos.

 

PROFESSOR RESPONSÁVEL:

Jorge Veríssimo

PROFESSOR(ES) QUE LECIONA(M):

João Coelho
Jorge Veríssimo